sábado, 2 de maio de 2020

Laspedo, um topónimo geresiano


Já lá vão alguns anos desde que comecei a procurar a localização exacta do Laspedo.

A fotografia a seguir não ajuda muito devido à sua má qualidade. Tendo sido tirada em Julho de 1933 e publicada na Revista Latina em Setembro desse ano, mas ela mostra o Laspedo e tem a seguinte legenda: "Ao cair da tarde 'junto' à casamata de Albergaria no fundo do Peito da Escada, cerrando o horizonte, as três grandes massas do Laspedo, os Picos de Bargiela e de Eiras, estes últimos do lado do poente, por isso só os cimos do Laspedo sobressaem incandescidos pelos derradeiros fulgores solares como enorme fogueira, por entre a qual correm luzidios fios de ouro que são águas correndo de salto em salto para o vale." O texto fala-nos de uma «casamata de Albergaria» e «cerrando o horizonte, as três grandes massas do Laspedo, os Picos de Bargiela e Eiras», estando no final da tarde só o Laspedo iluminado pelos raios de Sol.


Estando na Albergaria e tendo em conta que a Portela de Leonte limita o horizonte, logo sendo impossível ver o Vale do Rio Gerês, seria de pensar que o Laspedo se situasse nas vertentes nascentes do Vale de Leonte descendo para a Mata de Albergaria. Como é óbvio, o texto "'junto' à casamata de Albergaria" pode apenas significar uma proximidade relativa a estes edifícios e só assim se explica também a observação das Eiras (na direcção da Serra Amarela), permitindo então ver os píncaros mais elevados no Vale do Rio Gerês.

O mapa a seguir, elaborado em Junho de 1935, mostra-nos a localização relativa do Laspedo. O mapa mostra o Laspedo já muito perto do Vale do Rio Homem na mesma linha de Varziela (Bargiela) e como se estivesse «à frente» do Cantarelo. O Junco, por seu lado, está muito mais a Sul, no entanto resta saber se este 'Junco' se refere ao alto do mesmo nome ou ao Curral do Junco localizado acima do Camalhão e em nada relacionado com este maciço. A observação do mapa desenhado por Camanho Pereira acaba por confirmar a localização do Laspedo feita de acordo com o texto citado em cima.


Na mesma revista surge o seguinte desenho que ajuda a confundir mais a localização do Laspedo...


Ora, curiosamente o topónimo Laspedo acaba por simplesmente quase desaparecer da literatura sobre a Serra do Gerês nos últimos anos e as indicações por vezes dadas acabam por confundir a sua localização com outros topónimos serranos do Gerês.

De facto, todas as indicações dadas pela Revista Latina, desde a descrição até ao mapas manuscritos, estão erradas e o Laspedo encontra-se no topo da Quelha Verde sobranceiro ao Vidoeiro, ficando "...a seguir ao Ferrinho de Engomar para Norte."

O mapa do Parque Nacional da Peneda-Gerês da Adventure Maps acaba por nos dar a localização do Laspedo, tal como se pode ver na fotografia a seguir (© Adventure Maps - Todos os direitos reservados)...


Utilizando como referência o mapa em cima, a posição do Laspedo no Google Earth deverá ser a seguinte...


As fotografias a seguir mostram o Laspedo visto desde o Vidoeiro e desde as imediações de Secelo.



Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: