sábado, 2 de maio de 2020

Encontro Históricos da Montanha Portugal - Dezembro de 2020


5 a 8 de Dezembro de 2020. Será esta a data do sétimo encontro de Históricos da Montanha Portugal a ter lugar na Serra da Freita.

Além das várias actividades a divulgar oportunamente, com máscara ou com buff, pode-se desde já anunciar uma homenagem ao grande Rogério Caldeira, actividade que tem como curador o Pedro Pacheco. Irão sendo revelados mais pormenores ao longo dos meses, mas registe-se desde já esta data neste período de reabertura das montanhas.

Na realidade não se sabe muito bem como começou a ideia de criar um encontro mais ou menos anual da velha guarda, geralmente no feriado de 8 de Dezembro (mas nem sempre).

O primeiro ano (2013) foi um sucesso, apesar dos 6 graus nocturnos a acampar na praia da Ursa, com um fim-de-semana de céu límpido e uma vintena de escaladores da velha guarda.

Os locais e montanheiros têm vindo a rodar. Passados 2 ou 3 anos, são sempre mais de 70 pessoas aqueles que se juntam em volta de um ideal romântico de montanha, que em rigor ninguém conhece, ou não fosse esse um dos mistérios da montanha

Uma das causas para o sucesso prende-se com o facto de estes organizadores / participantes serem independentes de clubes e federações, apesar de todos eles terem o seu trabalho associativo em prol da comunidade, cada um nos seus projectos.

Sem comentários: