segunda-feira, 25 de maio de 2020

Terras de Bouro prepara inscrição da Subida da Vezeira no Inventário do Património Cultural Imaterial



Segundo uma publicação do Município de Terras de Bouro, este prepara inscrição da Subida da Vezeira no Inventário do Património Cultural Imaterial.

Não deixa de ser curioso que há pouco mais de dez anos o Parque Nacional da Peneda-Gerês, na sua ânsia de elaborar um Plano de Ordenamento, apostava no inevitável fim desta tradição secular quando pretendia restringir a área de pastoreio dentro da Área de Protecção Total.


Eis o texto que foi publicado pela Câmara Municipal de Terras de Bouro...

No passado dia 17 de maio teve lugar a tradicional subida à serra do gado das Vezeiras do Gerês e de Rio Caldo. Nas atuais circunstâncias não foi possível realizar a habitual festa para assinalar esta tradição ancestral, momento que será, certamente, retomado no próximo ano. Ciente da importância destas tradições típicas das nossas gentes e enraizadas na nossa cultura, a autarquia tem em marcha a elaboração do dossier de caracterização desta prática com o objetivo da abertura do processo de classificação para a inscrição da “Vezeira” no Inventário Nacional de Património Cultural Imaterial Português.

Esta medida destina-se a proteger manifestações em risco de desaparecimento a curto e médio prazo. Desta forma, espera-se poder ajudar a travar o declínio desta atividade tão importante e tão identitária das nossas populações, assumindo o município as ações de salvaguarda e valorização na edição de 2021.

A Câmara Municipal de Terras de Bouro procura assim assumir a dinamização das tradições como fator essencial do reforço da entidade cultural do Minho.

Fotografia © CM Terras de Bouro (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: