quarta-feira, 14 de agosto de 2024

Trilhos seculares - Aos Prados da Messe e Borrageiro pela Costa de Sabrosa

A caminhada em dias de calor exige um esforço físico e psicológico que por vezes nos alerta para os perigos de uma jornada mal preparada. O mês de Agosto surpreendeu-nos com dias bem quentes seguidos de noites onde a temperatura não baixava muito, o que tornava o ar «pesado» e o esforço parecia ser a triplicar. Nestes dias, a gestão da água é ainda mais fundamental (algumas dicas para as caminhadas em dias de calor no final do texto!)

Neste dia decidi subir a Costa de Sabrosa para atingir os Prados da Messe e o Borrageiro, um dos pontos mais elevados da Serra do Gerês. Como de costume, deixo a viatura na Portela de Leonte e percorro a estrada florestal que me leva à Albergaria logo no princípio da jornada. Logo de manhã, a estrada tem muito menos trânsito (que evito assim no final da caminhada) e o corpo vai-se habituando, ganhando pulsações e preparando a máquina para a subida da Costa de Sabrosa.

A subida da Costa de Sabrosa inicia-se pouco depois da Casamata da Albergaria. O carreiro leva-nos pela margem direita do Vale do Rio Forno e atravessa uma área de protecção total da zona de ambiente natural do Parque Nacional da Peneda-Gerês. Assim, é necessário que se peça autorização para percorrer este trajecto (ver como aqui). Curiosamente, ainda há muita gente que resiste a pedir estas autorizações e poucos dias depois tive a oportunidade de assistir ao início de uma caminhada neste trajecto por parte de pessoas que nitidamente não tinham a autorização; por vezes, as nossas reacções corporais denunciam-nos de forma que nem imaginamos... adiante!

Iniciando a subida, rapidamente se toma altitude e a Mata de Albergaria vai-se afundado atrás de nós. O horizonte alarga-se: primeiro a Serra Amarela e as serranias galegas tomam o seu lugar, seguindo das curvas do Soajo e da Serra da Peneda, lá «mais para cima». Por outro lado, as paredes do Vale do Rio do Forno parecem tornar-se mais verticais com o seu soberbo coberto arbóreo e o fundo do vale encrispa-se com os píncaros do Cornogodinho, das Albas e do Pé de Medela. Mais acima, a paisagem transforma-se num caos granítico e a montanha ganha mais altitude com as paredes que se elevam dos Prados Caveiros. A certa altura, chegamos a uma varanda que nos dá um vislumbre do Vale do Ribeiro de Monção e do Peito de Escada, um outro acesso aos Prados Caveiros.

Terminada a subida da Costa de Sabrosa, e com a roupa já toda colada ao corpo, chegamos à Lameira das Ruivas, seguindo então para o topo da Corga dos Vidros com o Cabeço do Porto de Cornogodinho sempre a tentar para uma próxima visita. O carreiro leva-nos então à Lomba de Burro, onde finda a área de protecção total, e iniciamos a descida para os Prados da Messe, com a sua fonte que vale ouro nos dias do Estio.

Após uma paragem para abastecer de água, a caminhada seguiu então para as proximidades do Curral da Pedra e depois para o Porto de Vacas, iniciando-se a subida para o Curral do Conho onde fiz mais uma abastecimento de água. Daqui, rumei à Lomba de Pau - após uma custosa subida - e antes de entrar nas Gralheiras, derivei à esquerda, tomando um carreiro mariolado que me levaria ao Borrageiro, onde felizmente corria uma agradável brisa que serviu para acalmar um pouco o calor.

A parte final da jornada fez-se passando pelas Lamas de Borrageiro e seguindo depois para o Arco do Borrageiro, descendo à Fonte da Borrageirinha e seguindo para o Colo da Preza, com a sua vista para o Vale de Teixeira. Descendo ao Prado do Vidoal, segui para a Chã de Carvalho e iniciei a descida para a Portela de Leonte através da secular calçada da vezeira.

Como nos podemos proteger do calor nos dias mais quentes do Verão?

- Podemos optar por iniciar a nossa caminhada nas primeiras horas da manhã ou no final da tarde, quando as temperaturas tendem a ser mais amenas. Levantar cedo no Verão não será fácil, mas nestes dias somos compensados por um ar mais fresco. É de evitar o período entre as 10:00 e as 16:00, quando o Sol está mais intenso.

- Uma boa hidratação é fundamental! Um bom «truque» é beber água sempre que nos lembramos da água. Levar uma, ou várias garrafas de água e beber regularmente é essencial; atenção, mesmo que não se sinta sede! Aqui estão alguns motivos pelos quais a hidratação adequada é fundamental durante as caminhadas.

- Aplicar protector solar antes de iniciar a caminhada e reaplicá-lo a cada duas horas, especialmente em casos de transpiração excessiva.

- Optar por roupas leves, de preferência de tecidos respiráveis que protejam contra os raios solares. Um chapéu ou boné e óculos de sol também são fundamentais.

- É fundamental estar familiarizado com o percurso e acima de tudo saber onde encontrar pontos de água potável.

- Fazer pausas regulares à sombra para descansar e arrefecer o corpo. Se possível, utilizar lenços humedecidos ou uma toalha molhada para diminuir a temperatura corporal.

- Atenção à alimentação: devemos levar refeições leves e nutritivas para repor energias. Frutas frescas e snacks saudáveis são boas opções para evitar a exaustão.

- Durante a caminhada em dias quentes, é crucial estar atento aos sinais que o corpo pode emitir em resposta ao calor excessivo. Reconhecer e responder adequadamente a esses sinais pode evitar complicações sérias. Alguns sintomas de sobreaquecimento incluem: tonturas e desorientação, náuseas e desconforto gastrointestinal; fraqueza e cansaço excessivo; dores de cabeça e desidratação.

- Antes de iniciar a caminhada, informar um amigo, familiar ou forças de resgate sobre o nosso plano, incluindo o percurso e horário previsto para o regresso. Isso ajuda em casos de necessidade de resgate.

Algumas fotografias do dia...