domingo, 31 de março de 2019

Já cá estão - a caça é prejudicial para o PNPG


Estas duas fotografias mostram uma munição de carabina encontrada no dia 30 de Março de 2019 junto da Branda da Cerradinha, perto da Cabana de Chã do Abade - Lordelo (Serra da Peneda). Esta munição é utilizada na caça ao javali e veado. Infelizmente, é uma prática legal sem bem que eticamente reprovável e é este tipo de caça que, com o apoio do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), os caçadores querem alargar à cabra selvagem no Parque Nacional da Peneda-Gerês.

A Natureza deve ser viva em liberdade e harmonia, não com a sensação de que a qualquer momento podemos ser alvejados por este (ou outro) tipo de munição.


Tal como as touradas, o mundo da caça vive de falacias e falsos argumentos, tentando criar um confronto artificial entre a vivência rural e a vivência das cidades. Ao anunciar a "vocação cinegética do Parque Nacional", o evento que terá lugar a 13 e 14 de Abril com o apoio do ICNF, e por consequência do PNPG, e da Câmara Municipal dos Arcos de Valdevez, que como Pilatos já lavou as suas mãos, quer tentar convencer que o nosso único Parque Nacional, uma área protegida moribunda, é uma zona de caça, querendo-a transformar numa grande coutada de caça.

O Parque Nacional foi criado para preservar as suas espécies naturais e preservar uma relação que ao longo de milhares de anos o foi moldando, evoluindo numa simbiose que se foi adaptando. A introdução de elementos de desequilíbrio, como este evento pretende promover, levou à extinção de várias espécies tais como a cabra selvagem e o galo-montês.

As populações do Parque Nacional, sabendo da soberba importância económica das actividades do turismo de montanha e do turismo de natureza, devem pesar na balança se pretendem ter milhares de visitas que procuram a paz e sossego dos grandes espaços, ou se pretendem ter a meia dúzia de actos de puro sadismo que mancharão de sangue as vertentes graníticas das suas serranias, levando mais uma vez à extinção das paisagens vivas que hoje nos surpreendem por todo o Parque Nacional.

Fotografias © Agostinho Peixoto (Todos os direitos reservados)

Previsão meteorológica para Nevosa / Carris (31 de Março a 8 de Abril)


Continuam as previsões deste interregno invernal na Primavera de 2019. A neve deverá regressar às Minas dos Carris entre 4 e 8 de Abril mas com pequenas acumulações.

sábado, 30 de março de 2019

Uma aberração chamada "caça à cabra selvagem" a ser promovida nos Arcos de Valdevez


O evento que irá decorrer nos Arcos de Valdevez nos dias 13 e 14 de Abril de 2019 é o expoente máximo das tentativas levadas a cabo para legitimar a aberração da caça à cabra selvagem sobre o inocente manto do equilíbrio das espécies e da vergonhosa afirmação de "vocação cinegética do Parque Nacional da Peneda-Gerês".

Pintem da cor que quiserem pintar, o único objectivo deste evento é legitimar o sadismo e a violação dos princípios de um parque nacional já de si ferido de morte!

Vergonhosa promoção da caça no PNPG


Não ao sadismo! Não à caça com o apoio do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas! 

Entretanto, na página do facebook de um dos promotores desta vergonha podemos encontrar estas coisas...





Previsão meteorológica para Nevosa / carris (30 de Março a 7 de Abril)


A primeira semana de Abril irá trazer chuva e neve às Minas dos Carris.

sexta-feira, 29 de março de 2019

Reaberto parque de alimentação para aves necrófagas no PNPG


A Palombar, no âmbito do projecto 'ConnectNatura', que tem como parceiro o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), já está a reactivar um Campo de Alimentação para Aves Necrófagas (CAAN) no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG).

Em breve, este CAAN estará a funcionar e a contribuir para a conservação das aves necrófagas nesta região.



Fotografias: Palombar (via facebook)

quinta-feira, 28 de março de 2019

"Ahh! Tás cá!" - 2ª edição


Decorre a 6 e 7 de Abril a segunda do evento "Ahh! Tás cá!" na Taberna Terra Celta em Pitões das Júnias.

1º Passeio de BTT - Cabril e as 15 Aldeias


A Associação Vezeira, juntamente com a Freguesia de Cabril e a Comissão de Festas de S. Tiago, vai promover o “I Passeio de BTT - Cabril e as 15 Aldeias” no próximo dia 30 de Março pelas 9:00 junto ECOMUSEU em Fafião.

Este evento tem como objetivo dar a conhecer Património Natural e Construído da Freguesia de Cabril e proporcionar a todos os participantes, um agradável dia.

Venham explorar as 15 belas Aldeias e usufruir do que estas têm de melhor.

quarta-feira, 27 de março de 2019

ALERTA GERAL: Grave ameaça paira sobre o nosso único Parque Nacional


Este texto foi publicado pela primeira vez a 27 de Setembro de 2016, mas tendo em conta o evento que irá decorrer nos dias 13 e 14 de Abril nos Arcos de Valdevez, é de todo pertinente a sua republicação.

Quando pensávamos que já teríamos visto de tudo o que poderia acontecer no Parque Nacional, eis que uma ameaça silenciosa se move nas sombras e vai lentamente se formando para atacar o nosso único Parque Nacional.

Não se esqueçam dos rostos que ilustram este texto, pois são eles que dentro de algum tempo poderão ser a mais grave ameaça que a vida selvagem do Parque Nacional da Peneda-Gerês alguma vez terá enfrentado.

Esta é uma ameaça que tem de ser eliminada logo nesta fase e todos temos de nos unir para que esta gente se mantenha longe dos limites da Peneda-Gerês.

Há já muito tempo que correm rumores de que as cabras selvagens são caçadas na Serra do Gerês por gente que é transportada de helicóptero, gente esta ligada às esferas mais altas do Estado (juízes, secretários de estado, etc.) e que usam as serranias geresianas para os seus devaneios sanguinários onde a morte sádica e somente por puro divertimento ocupa um lugar central.

Os artigos em questão publicados na revista "Caça & cães de caça" na sua edição de Outubro de 2016, mostram ("A cabra-montês no Gerês - Poderemos vir a caçá-la?" e "O potencial da cabra-montês do Gerês") as intenções desta gente sem escrúpulos pertencente ao denominado SCI Lusitania Chapter (Safari Club International) que somente se interessa pela vida selvagem como uma forma de satisfazer o seu prazer da morte.

Não se esqueçam destas caras e destes nomes!





Este é um alerta geral a todos os que amam o nosso único Parque Nacional e a todos os amantes da Natureza.

Perante tamanha ameaça, o ICNF e o PNPG devem de imediato se pronunciar sobre este assunto, esclarecendo qual a sua posição (apelo a todos o envio deste pedido de esclarecimento para o ICNF - icnf@icnf.pt - e para o PNPG - pnpg@icnf.pt):

Assunto: Caça à cabra-selvagem no Parque Nacional da Peneda-Gerês - Pedido de esclarecimento

Ex.mos Senhores,

Recentemente tive conhecimento de um artigo publicado na revista 'Caça & cães de caça', no seu nº 228 - Outubro de 2016, no qual se considera a possibilidade e se apontam supostos estudos que apontam a possibilidade da ocorrência de actos de caça à cabra selvagem que se encontra no território do nosso único Parque Nacional.

Perante tal artigo, não posso deixar de mostrar a minha indignação perante esta possibilidade e gostaria de um esclarecimento formal por parte do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e do Parque Nacional da Peneda-Gerês sobre o mesmo.

Com os melhores cumprimentos,

Nome
Cidade

Se desejarem podem também enviar para o diferentes grupos parlamentares através dos seguintes endereços de correio electrónico: gp_psd@psd.parlamento.pt, gp_ps@ps.parlamento.pt, bloco.esquerda@be.parlamento.pt, gp_pp@cds.parlamento.pt, gp_pcp@pcp.parlamento.pt e PEV.correio@pev.parlamento.pt. O endereço de correio electrónico do PAN é geral@pan.com.pt.

Ousar lutar! Ousar vencer! Vamos matar este mal pela raiz!

Fotografias em cima retiradas da revista "Caça & cães de caça"

ADENDA

As fotografias seguintes mostram o que se passa já no Parque Nacional da Peneda-Gerês, a caça furtiva existe e é uma realidade! As fotografias mostram caçadores furtivos na Lamalonga...







Fotografias © Autor devidamente identificado (Todos os direitos reservados)

Vergonhosa promoção da caça no PNPG


Os dias 13 e 14 de Abril de 2019 os Arcos de Valdevez irão assistir a uma descarada promoção da caça dentro da área do Parque Nacional da Peneda-Gerês. O evento tem o apoio do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, logo do PNPG cujo símbolo faz parte do cartaz do evento.

Ao contrário do que é referido no cartaz deste triste evento, a vocação do nosso Parque Nacional é a preservação natural das espécies e não a sua suposta preservação para uso cinegético, isto é, para a caça.



O PNPG não pode nem deve ser uma coutada, mas sim um santuário da Natureza em Portugal onde as espécies selvagens se equilibram sem a «necessária» intervenção do Homem.

Não nos podemos nunca esquecer das tentativas que de tempos a tempos são feitas para que a caça à cabra selvagem seja permitida dentro do Parque Nacional.

Trilhos PNPG - Trilho da Águia do Sarilhão (parcial)


Percorrido parcial do Trilho da Águia do Sarilhão, Serra do Gerês.
























Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)