Meio da tarde, tenda montada, nada que fazer e algumas horas antes da noite chegar. Que fazer em Lamas de Mouro? O Trilho Interpretativo de Lamas de Mouro já o havia percorrido há uns meses e o mesmo se passava com o trilho equivalente em castro Laboreiro bem como o Trilho Castrejo. Decidi então fazer parte do velhinho Trilho de Longo Curso do Parque Nacional da Peneda-Gerês entre a Portela do Lagarto e a Sr.a da Peneda. Na Porta de Lamas de Mouro prometeram-me um fantástico carvalhal em Tieiras e paisagens quase selvagens, porém rasgadas por uma estrada.
Guardado pelo perfil do Lagarto, rapidamente encontrei a velha calçada vários metros à frente da alminha do Lagarto. Para quem se dirige á Sr.a da Peneda, a calçada fica do lado esquerdo da estrada. A promessa do frondoso carvalhar surgiu ali. Com os seus ramos retorcidos e cascas cobertas de líquenes e musgos, parecia entrar num cenário digno do "Senhor dos Anéis" na velha floresta da Fangorn. Por momentos até pareceu-me escutar os múrmurios das árvores e os pesados passos de um Ent. Estava no carvalhal de Tieiras já quase á sombra dos picos do Pinheirinho. O Rio de Tieiras (Rio da Peneda) percorre o vale por entre o carvalhal e acompnha o trilho até à Sr.a da Peneda.
Chegando á zona onde o trilho cruza a estrada, uma centena de metros enveredada na floresta encontrei um novo atentado ao nosso património. A Casa do Guarda de Tieiras, que até ali me havia passado despercebida, é mais um marco ao abandono, vandalismo e desprezo por um passado não muito longínquo mas que os burocratas decidiram que deveria ser abandonado (será uma feita entrada neste blogue dedicada a esta casa).
O trilho continua a descer em direcção ao fundo do vale cruzando pequenos riachos e ladeado por grandes rochas. Um pouco à frente da Casa de Tieiras passamos por Fabela (à esquerda) e pelo Roução (à nossa direita), até chegar à Cruz Nova. Já avistando as fantásticas paredes da Meadinha, local de escalada por excelência no Parque Nacional, vamos cruzando pequenos matagais e avistando também as primeiras casas da Sr.a da Peneda.
O regresso à Portela do Largarto foi feito pelo mesmo trilho. Algumas fotografias...
Fotografias: © Rui C. Barbosa