O Fojo de Alcântara seria um dos fojos mais remotos existentes na Serra do Gerês.
Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)
O Fojo de Alcântara seria um dos fojos mais remotos existentes na Serra do Gerês.
Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)
Visita às paisagens invernais do maciço de Andara tendo como objectivo o Casetón de Andara.
A saída fez-se a partir do Hoyo del Tejo e seguindo a estrada de montanha que nos leva até junto do Casetón de Andara. Junto da Pica Mancondiú, no final da Canal de las Vacas, a uma altitude de 1.725 metros, o Casetón de Ándara tira partido das velhas instalações de uma exploração mineira à muito abandonada.
A progressão inicial foi muito fácil, pois a estrada estava sem neve que foi aumentando à medida que se ia ganhando altitude. A intenção de fazer o percurso através do canal foi abandonada devido há muita neve acumulada. Porém, a partir de certa altura teve-se de abandonar a estrada e optar pelo percurso pelo vale devido à inclinação a acumulação de neve dura na estrada.
Ficam algumas imagens do dia...
Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)
Rui Barbosa - Hiking & Trekking vai organizar a 6 de Março uma caminhada interpretada pelo Trilho dos Miradouros.
Tirando partido dos miradouros construídos pelos antigos Serviços Florestais, o Trilho dos Miradouros traduz-se num percurso que visita múltiplas paisagens ímpares da Serra do Gerês e oferece uma vista privilegiada sobre todo o vale do rio Gerês, com destaque para a Vila Termal do Gerês e a para albufeira da Caniçada.
Programa geral do evento:
09h00 – Encontro no estacionamento de Pedrogo, Caldas do Gerês;
09h15 – Inicio da caminhada;
13h00 – Hora prevista de chegada ao Miradouro de Junceda.
Almoço;
14h00 – Reinício da caminhada;
16h00 – Hora prevista de chegada a Pedrogo. Final da caminhada.
Material aconselhado para a actividade:
- Botas de montanha ou calçado confortável;
- Roupa e equipamento adequado à época.
Dificuldade: Média
Percurso circular - Distância 12 km
Características da actividade: O Trilho dos Miradouros é num percurso que visita múltiplas paisagens ímpares da Serra do Gerês e oferece uma vista privilegiada sobre todo o vale do rio Gerês, com destaque para a Vila Termal do Gerês e a para albufeira da Caniçada. Destacam-se o Miradouro da Junceda a 915m, no ponto mais elevado do trilho, da Boneca a meia encosta, da Fraga Negra e o do Penedo da Freira já no limite urbano da vila. Será feita uma interpretação dos aspectos paisagísticos, naturais e históricos dos locais a visitar.
Número máximo de participantes: 9 (+guia)
Valor da inscrição por participante: 20,00€ - Pagamento por transferência bancária ou MBWay (solicitar informação através dos contactos fornecidos em baixo)
INSCRIÇÃO OBRIGATÓRIA ATÉ AO DIA 5 DE MARÇO DE 2022.
Deverá ser mencionado na inscrição o nome completo, data de nascimento, número de CC e NIF para efeitos de seguro.
Inscrições e informações através do email rmcsbarbosa@gmail.com ou pelo telefone 93 845 03 05.
Valor a pagar inclui: Seguro de acidentes pessoais e guia.
Não Inclui: Almoço, equipamento necessário para a actividade, despesas pessoais e outros gastos não referidos como incluídos.
Importante: Sendo um percurso no Parque Nacional da Peneda-Gerês os participantes devem cumprir o Código de Conduta de Visitantes em Áreas Protegidas, disponível em https://www.icnf.pt/api/file/doc/dec9fe218d76ab5f
Em caso de se verificarem condições meteorológicas adversas, a actividade será adiada para data a determinar.
Organização: Rui Barbosa (RNAAT 624/2020)
Caminhada entre Mogrovejo e Espinama seguindo parte do traçado do PR-PNPE-22.
Iniciou-se a jornada na bela aldeia de Mogrivejo, seguindo na direcção do Palacio de la Torre. Na fase inicial do percurso, este segue junto com o percurso "Bajo Los Picos", separando-se deste nos Prados de Ladreo. O caminho vai subindo durante largos quilómetros, passando pelos Prados Labroniri e próximo de Valdelucielo / La Tenada. A certa altura, e tendo tempo de sobra para a caminhada, fez-se um desvio que mereceu a pena, passando por um magnífico carvalhal e amplas paisagens.
Ladeando o 'El Carrascal' e La Calvera, voltou-se ao traçado do PR-PNPE-22 já junto de Peña Oviedo. Depois de subir ao seu fácil cume, fez a paragem para o almoço próximo da Fuente de las Pozas.
Prosseguindo pelo Puerto de Pembes, fez-se um desvio para passar por Carielda e abandonando de vez o PR-PNPE-22. A vertiginosa descida para Espinama fez-se através da Horcada del Acebal, passando pelo bordo de la Regollada, Sestil de las Pellejanas e Sierro Alto, chegando a La Collada e continuando pela vertente do Cueto del Gato, levando-nos o caminho florestal até Espinama.
Ficam algumas fotografias do dia...
Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)