sexta-feira, 31 de março de 2017
GERESÃO já nas bancas
Já está nas bancas a mais recente edição do jornal GERESÃO.
Se desejar assinar o GERESÃO deve enviar um email para geresaojornal@gmail.com.
quinta-feira, 30 de março de 2017
Previsão meteorológica para Nevosa / Carris (30 de Março a 6 de Abril)
A neve poderá voltar às Minas dos Carris a 31 de Março. O mês de Abril deverá chegar sem precipitação e manter-se-á assim pelo menos até dia 6.
quarta-feira, 29 de março de 2017
A burocracia do PNPG e viver em Pitões das Júnias
O Parque Nacional da Peneda-Gerês trouxe muitos aspectos positivos ao território no qual está integrado. Porém, a convivência entre as populações serranas e a área protegida nunca foi muito salutar. Infelizmente, e em muitos casos, a máquina burocrática do Estado é um entrave a uma boa relação, que apimentada por uma falta de diálogo quase crónica, leva a situações extremas e absurdas. Este é mais um caso...
Um desabafo desesperado...
"Recentemente, vários produtores de gado de Pitões das Júnias foram multados pelo Parque Nacional da Peneda-Gerês que se baseou no trabalho legislatório dos governantes que estão em Lisboa e não fazem a menor ideia do que é ser agricultor em Pitões ou noutras aldeias daquela área protegida. Nem eles nem os responsáveis do PNPG, confortáveis nos seus gabinetes sem irem ao terreno conhecer a região, os moradores e trabalhadores…
Uma funcionária do PNPG consultou por satélite acrescentos de construções em armazéns de Pitões das Júnias. Mandou uma equipa para fotografar esses acrescentos e enviou processos de contra ordenações (multas por volta de 3 mil euros) para os seus proprietários. Isso porque os mesmos ultrapassaram o limite de metros quadrados absurdos estipulados por lei. Digo absurdos pois nenhum agricultor de cá, que trabalha diariamente e arduamente gasta o seu dinheiro ganho com muito sacrifício em construções do seu armazém por prazer. Gasta-o pois precisa de condições de trabalho e condições dignas para dar conforto aos seus animais. Estamos numa região de clima muito agreste e precisamos de espaço para guardar alimentos e para dar condições dignas aos animais para protege-los do frio e intempéries. Para além da multa ordenaram a demolição das extensões dos armazéns.
Onde estão os governantes do nosso país e os responsáveis pela gestão do PNPG? Porque não vêem ao terreno conhecer as nossas necessidades e realidades?
Recentemente o PNPG e a ADERE Peneda-Gerês receberam um prémio Europeu: Prémio Europa Nostra 2016, referente ao projecto "Desenvolvimento sustentável do Planalto da Mourela, no Parque Nacional da Peneda-Gerês" (ver aqui). Estiveram presentes figuras importantes do Governo central e local e das entidades do PNPG e ADERE. Foi referido pelo Presidente da Câmara de Montalegre, Orlando Alves e pela nossa Presidente da Junta de Freguesia, Lúcia Jorge, esse flagelo que nos atinge. Esta última entregou em mãos uma carta à Secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Célia Ramos, pedindo a resolução do assunto. Um assunto grave.
Ora isso foi em Janeiro deste ano e até agora nada. A única informação que nos foi dada: 'temos de pagar a multa e mais nada'. E com relação à demolição: ainda se vai ver... Note que esse prémio refere-se à actividade do agricultor no Planalto da Mourela. Adiciono o texto, retirado da referência electrónica acima referida: “A invulgar paisagem do planalto, está directamente relacionada com a presença humana e a sua interacção com o meio ambiente. As interacções entre a criação de gado e as tradicionais práticas agrícolas, resultaram num legado muito importante na conservação da paisagem natural desta região. A emigração dos agricultores e o envelhecimento da população têm sido uma séria ameaça à sua preservação. Neste sentido, este projecto teve por objetivo colmatar estas ameaças com a sensibilização e aconselhamento de uso de algumas práticas tradicionais. Sobre este projecto, lembre-se que o júri destacou: «o foco deste fascinante projecto está na paisagem cultural desta região e em como as actividades humanas moldaram o ambiente natural. A equipa do projeto contribui para a criação de condições de sustentabilidade neste território específico do Parque Nacional, bem como para a protecção de uma parte inestimável da herança do património europeu».” Ou seja: as entidades recebem um prémio pelo trabalho do agricultor e penaliza escandalosamente os mesmos no mesmo período! Endereço informativo sobre o projecto: http://www.adere-pg.pt/projectos-e-actividade-desenvolvidos-a-conservacao-dos-urzais-e-o-desenvolvimento-sustentavel.
Somente com o conhecimento público poderemos fazer pressão para com as entidades para a mudança da legislação e da realidade. Nota que há juventude que quer fixar-se na terra e essa legislação tem impedido o mesmo. Nota-se também que as famílias são cada vez menores e que o agricultor mais envelhecido, que precisa de trabalhar até morrer devido à miserável reforma de cerca de 300 euros mensais, estão sozinhos pois os seus filhos estão emigrados e necessitam de armazéns maiores.
Nesta altura são cerca de quatro agricultores com esse problema mas se forem verificar todos os armazéns todos os agricultores da terra serão multados e verão o trabalho árduo de uma vida inteira demolido, ficando sem condições actuais de sobrevivência… é de um cinismo absurdo. O agricultor e esta região estão sozinhos, sem ninguém que os conheça e os defende. Os actuais representantes têm apenas a regalia de receberem bons salários. Montante salarial que os agricultores nunca tiveram."
Fotografia © Adilson Faltz (Todos os direitos reservados)
Paisagens da Peneda-Gerês (CXLVIII) - Mistérios nas Águas Chocas
Os mistérios da Serra do Gerês à passagem das Águas Chocas a caminho das Minas dos Carris.
Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)
Previsão meteorológica para Nevosa / Carris (29 de Março a 5 de Abril)
O mês de Março deverá terminar com queda de neve nas Minas dos Carris, seguindo-se dias mais primaveris.
terça-feira, 28 de março de 2017
Equipas de sapadores em perigo na Serra do Gerês
Numa altura em que o Governo da República anuncia a criação de novas equipas de sapadores florestais, as equipas existentes em Vilar da Veiga e em Rio Caldo, Serra do Gerês, encontram-se em situação difícil com os operacionais a terem ordenados em atraso já desde finais de 2016, incluindo o subsídio de Natal.
Nestas situações encontram-se também as equipas de sapadores de Vieira do Minho e de Cabeceiras de Basto.
Estas equipas têm um papel importante na conservação das nossas florestas sendo também fulcrais no auxílio e no primeiro combate aos fogos florestais.
Esta situação já não é nova, sendo recorrente de uma situação semelhante ocorrida em Agosto de 2015, tal como então noticiou O Amarense. Nesta altura, era referido que "O salário dos sapadores da equipa é pago pela Associação de Defesa da Floresta do Minho (ADEFM), com dinheiro proveniente do Estado e de um protocolo estabelecido com a Comissão de Baldios de Vilar da Veiga."
Enquanto que os homens que fazem parte destas equipas vêm a sua situação a tornar-se cada vez mais difícil a cada dia que passa, o Governo através do seu ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, anunciou a 21 de Março, em Sintra, que até ao Verão estarão no terreno 20 novas equipas de sapadores florestais e que no Outono avança o processo para reequipar 44 equipas.
Com a aproximação dos dias mais quentes, esta é uma situação que deve merecer a atenção imediata das autoridades responsáveis tendo por mais em conta que está em causa o emprego dos sapadores operacionais e o facto de o protocolo com a Comissão de Baldios de Vilar da Veiga terminar a 18 de Abril.
Imagem: http://24.sapo.pt
Paisagens da Peneda-Gerês (CXLVII) - Memórias de Borrageiros
As ruínas da Mina de Borrageiros, Serra do Gerês, oferecem-nos o silêncio e a tranquilidade dos grandes espaços serranos.
Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)
Paisagens da Peneda-Gerês (CXLVI) - Passagem do Modorno
A passagem da Ribeira de Modorno, Serra do Gerês, em dia de neve na Primavera de 2017.
Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)
segunda-feira, 27 de março de 2017
Trilhos seculares - Da Pedra Bela à Lomba do Vidoeiro
Aproveitando a tarde de Sábado depois de um dia de neve nas Minas dos Carris, em pequeno passeio entre a Pedra Bela e o Curral da Lomba do Vidoeiro.
O pequeno percurso seguiu parte do Trilho dos Currais, iniciando-se no cruzamento da Pedra Bela e seguindo em direcção ao Curral da Espinheira. Aqui, aproveitamos para revisitar o seu forno e foi com tristeza que o vi alagado, coma cúpula abatida. Certamente que o forno deverá merecer a atenção dos responsáveis, apesar de ser um curral já desactivado, e ser reconstruido.
Seguimos então em direcção ao Curral da Carvalha das Éguas que agora se encontra vedado e com passagem impedida a por quem lá passa, seguindo então para o Curral da Lomba do Vidoeiro.
Nos recantos mais escondidos a neve ainda se fazia mostrar em insignificantes quantidades, mas a parte mais elevada da Serra do Gerês naquela zona ainda se mantinha com o cenário invernal. Com o aproximar da borrasca, regressamos ao ponto de partida seguindo pelo estradão florestal que liga este último curral à estrada da Pedra Bela.
Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)
Etiquetas:
Curral da Carvalha das Éguas,
Curral da Espinheira,
Curral da Lomba do Vidoeiro,
Pedra Bela,
PNPG,
Serra do Gerês,
Trilhos Seculares
Previsão meteorológica para Nevosa / Carris (27 de Março a 2 de Abril)
A instabilidade parece estar a desvanecer-se, mas as temperaturas baixas vão-se manter durante mais alguns dias nas Minas dos Carris.
Paisagens da Peneda-Gerês (CXLV) - Represa dos Carris em paisagem invernal
A represa que serviu as Minas dos Carris e cuja construção foi finalizada em 1956, numa paisagem invernal na Primavera de 2017.
Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)
domingo, 26 de março de 2017
"Memórias da freguesia de Cabril - (Cabril-Minas dos Carris) - 1987-89"
Este é um interessante vídeo realizado pelo Amaro Rodrigues.
Na parte final temos a oportunidade de ver algumas imagens do complexo mineiro dos Carris em 1987 e em especial o estado da Ponte das Abrótegas antes da sua recuperação e o estado dos edifícios mineiros antes da sua acentuada degradação.
De especial interesse são também as filmagens feitas com o Sr. António, um pastor de S. Ane, que fala um pouco dos usos e costumes daquela região.
Paisagens da Peneda-Gerês (CXLIV) - A imponência do Pé de Cabril
A imponência do Pé de Cabril, Serra do Gerês, torna-se magistral ao pôr-do-Sol em dia de tempestade.
Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)
Previsão meteorológica para Nevosa / Carris (26 de Março a 2 de Abril)
Cumprindo a previsão, a neve cai intensamente nas Minas dos Carris e mesmo noutras zonas da Serra do Gerês, tal como Pitões das Júnias.
sábado, 25 de março de 2017
249... Minas dos Carris na Primavera ou nos últimos dias de Inverno
Uma caminhada às Minas dos Carris nos primeiros dias de Primavera... ou nos últimos dias de Inverno.
O arquivo de fotografias do dia pode ser visto aqui.
Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)
Subscrever:
Mensagens (Atom)