quarta-feira, 31 de maio de 2023

Paisagens da Peneda-Gerês (MDXCVI) - Abrigo pastoril do Curral da Volta da Devesa

 


O alagado abrigo pastoril do Curral da Volta da Devesa, Serra do Gerês.

Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Apoio à Associação Castro Solidário

 


A Just Natur, sediada em Castro Laboreiro pretende incentivar clientes, amigos e seguidores a apoiarem a Associação Castro Solidário, uma ONG que presta apoio a seniores que carecem de ajuda e acompanhamento em Castro Laboreiro (Melgaço).

A campanha visa reunir fundos para suporte às necessidades atuais da Associação Castro Solidário, sediada em Castro Laboreiro, nomeadamente ajudar no financiamento da ampliação das instalações e camas disponíveis. Atendendo à localização remota de Castro Laboreiro e ao facto de que o hospital capaz de assegurar apoio médico em todas as áreas é o hospital de Santa Luzia em Viana do Castelo a cerca de 1,5h de viagem. assim apoiar este tipo de causas revela-se fundamental.

A campanha é promovida pela proprietária da Just Natur, um operador turístico sediado em Castro Laboreiro e que pretende ajudar organizações sem fins lucrativos locais a prosseguirem com a sua missão social. A Associação Castro Solidário é uma associação locial para apoio a seniores e/ou pessoas que necessitam de cuidados especiais e apoio existente na região pelo que, ao apoiar esta causa, está a contribuir para o bem-estar e desenvolvimento deste projeto. Atendendo ao atual cenário relativo à media etária da população, todos os contributos serão bem-vindos.

Para contribuir, segue esta ligação! A campanha está activa até 16 de Junho.

terça-feira, 30 de maio de 2023

"Flora vascular da Serra do Gerês" e outros

 


Uma valiosa adição à minha biblioteca sobre o Parque Nacional da Peneda-Gerês e em particular sobre a Serra do Gerês. "Flora vascular da Serra do Gerês" lista as inúmeras plantas vasculares encontradas na Serra do Gerês, constituindo uma excelente base de dados para o seu estudo.

Os vários tomos ("Nova contribuição para o estudo dos briófitos da Serra do Gerês", "Hepáticas da Serra do Gerês" e "Catálogo dos musgos da Serra do Gerês") foram editados como separatas da "Agronomia Lusitana" em 1950.

Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Trekking às Minas dos Carris a 3 de Junho

 


Terá lugar no dia 3 de Junho uma visita guiada às Minas dos Carris, Serra do Gerês.

Mais informações aqui.

Postais do PNPG (CCXXXI) - Leonte

 


Nas edições mais recentes de postais relacionados com o Parque Nacional da Peneda-Gerês e mais em concreto com a Serra do Gerês, não é fácil encontrarmos imagens da Portela de Leonte. Este é um raro exemplo de um postal editado nos anos 90 no século XX e que nos mostra o Curral de Vilar da Veiga (ou Curral de Leonte de Cima), bem como a antiga Casa Florestal.

Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

segunda-feira, 29 de maio de 2023

Paisagens da Peneda-Gerês (MDXCV) - Nevosa

 


A paisagem granítica da Nevosa possui dos pontos mais elevados da Serra do Gerês.

Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

domingo, 28 de maio de 2023

Trilhos lá fora - Rota de Padrendo

 


A rota decorre pelo vale, entre a Serra de Sta. Eufemia e a de O Xurés. Para além dos valores ambientais, esta área conserva uma grande riqueza etnográfica com amostras interessantes da arquitectura rural da região.

Estamos na raia, terra fronteiriça onde o Parque Natural galego "Baixa Limia-Serra do Xurés" e o vizinho Parque Nacional português "Peneda-Gerês" esqueceram os limites administrativos e conformam um Parque Transfronteiriço único na Europa.

Mais informações aqui e track aqui.

É uma pequena rota interessante com nos proporciona belas paisagens da Serra de Sta. Eufémia e da Serra do Xurés, com troços de bosque que nos ajudam a descansar do calor nos dias de Sol mais intenso. O único ponto negativo é a sua grande extensão em estradões.  






























Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Paisagens da Peneda-Gerês (MDXCIV) - Cabeço de Istriz e Raiz

 


A Costa da Cantina e o Curral da Raiz vistos desde o Cabeço de Istriz, Serra do Gerês.

Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Por que não devemos deixar lixo orgânico na montanha?

 


Mais uma caminhada, mais uma vez vejo grupos de pessoas a deixar lixo na montanha.

Uma caminhada nas proximidades do Campo do Gerês e ao passar pelo Prado, noto que o grupo que por lá havia passado minutos antes deixou a sua marca ao deixar cascas de fruta no local.

Talvez estes textos os ajude a não fazer o mesmo da próxima vez...

"Por que não devemos jogar lixo orgânico na montanha?"

"Conheça três razões contundentes para não deixar lixo orgânico na montanha"

Imagem: Alta Montanha

sábado, 27 de maio de 2023

Serra do Gerês - Caminhada ao Cabeço de Istriz e Curral das Mesas

 


Dia cinzento a ameaçar chuva que somente acabaria por chegar de forma mais intensa de tarde. A pequena jornada levou-nos ao Cabeço de Istriz (Estriz) e depois ao Curral das Mesas, à sombra do Pé de Cabril.

A caminhada seria curta, não mais de 6 km, e iniciou-se junto da Casa Florestal de Junceda, seguindo inicialmente pelo traçado do PR11 TBR Trilho das Silhas dos Ursos, passando o Vale do Meio até à Manga da Tojeira. Com a vista sobre a Boca do Rio e o Curral de Gamil lá ao longe, seguimos na direcção da Fenteira do Prado e depois subimos ao Prado.



Do Prado, seguimos para o Curvato com a sua paisagem para o lado Nascente do Vale do Rio Gerês e tomamos as velhas mariolas que nos levariam até ao Cabeço de Istriz. Aqui, a paisagem deixa-nos o olhar deslizar até ao fundo do Vale do Rio Gerês, passando as Caldas do Gerês, o Vilar da Veiga e chegando a mergulhar na albufeira da Barragem da Caniçada. Mais perto, a Costa da Cantina distingue-se pela sua mancha arborizada que se eleva desde a Estrada Nacional E308-1 até ao Curral da Raiz. A encosta, dobra-se na Corga de Mourô e ao longe o pináculo rochoso do Pé de Medela domina a paisagem.

O objectivo do dia, era relembrar a entrada do Curral das Mesas que se abriga à sombra do Pé de Cabril. Voltando ao carreiro de Pé de Posto na direcção do farol da serra, chegamos à sua base a Sul, volteando então para Poente até encontrar as mariolas que nos levaram à chã que constitui este curral natural. Não passou muito até chegar à sua pala que servia de abrigo pastoril. O local é sinónimo de beleza e tranquilidade tendo como pano de fundo os espigões do Pé de Cabril que é observado de um ângulo pouco usual.

O regresso a Junceda foi feito pelo percurso inverso passando no Prado já sujo com lixo orgânico que não estava lá uns minutos antes...











Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)