quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Balanço...

Carris, 6 de Dezembro de 2008

A uma semana do final deste ano é chegada a hora de fazer um curto balanço sobre o que foi feito em prol das Minas dos Carris em 2008. Em 2007 alguém me disse que este ano seria o ano das Minas dos Carris. Apesar de ambiciosa, esta declaração é em parte verdade, pois neste ano consegui realmente desvendar muitos dos segredos escondidos nas prateleiras poeirentas e esquecidas.

Em 2008 foi traçada pela primeira vez uma cronologia dos acontecimentos que com o passar dos anos nos levam hoje a percorrer vários quilómetros na Serra do Gerês para contemplar paisagens (humanas e naturais) únicas em Portugal. Com a colaboração de pessoas directamente ligadas a elementos fulcrais na história das Minas dos Carris, fui capaz de reunir um portfólio que ajuda a compreender os primeiros anos da exploração mineira na Serra do Gerês. Juntamente com uma colecção de fotografias que aumenta a cada mês que passa, fui capaz de juntar um espólio que em 2009 me permitirá começar a traçar uma história que a todos deve ser divulgada.

Em Abril organizou-se a Iª Arqueoexpedição às Minas dos Carris que permitiu a exploração de zonas de alto interesse na história do complexo mineiro. Com observações levadas a cabo posteriormente, é pertinente afirmar que estão reunidos objectivos para a IIª Arqueoexpedição às Minas dos Carris que certamente terá lugar em 2009.

Se por minha parte desenvolvi todos os esforços para que a história das Minas dos Carris seja algo de real para todos, existem também alguns elementos que certamente considerarão a história destas minas como algo que deve ficar arrumado num arquivo central inacessível ou fechado no topo do pedestal da ignorância com que nos querem manter, isolando uma das zonas mais belas de Portugal e amedrontando aqueles que desejam desfrutar do lugar e do contacto com a Natureza.

Sigo com interesse as alterações que irão marcar o Parque Nacional da Peneda-Gerês nos próximos meses e a forma como isso irá alterar a sua relação com as populações locais, guardiãs seculares da Serra do Gerês e das outras serranias que constituem o nosso único parque nacional.

Interessa-me de forma particular o acesso às Minas dos Carris e é interessante ver como o actual regulamento permite diferentes interpretações.

Assim, 2008 foi um ano interessante e excepcional no que diz respeito às Minas dos Carris e este blogue, bem como o seu autor, está sempre aberto a receber as vossas opiniões e a colaborar para podermos viver a nossa Natureza e a nossa História.

Um bom 2009 para todos!

Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Natal em Carris...

Nos tempos difíceis dos idos dos anos 50 do século passado, perguntamo-nos como seria celebrar o Natal nas remotas Minas dos Carris? Apesar de relativamente perto do grande centro urbano que era a cidade de Braga na altura, as Minas dos Carris e a Serra do Gerês encontravam-se separadas do país por uma longa viagem de algumas horas por estradas sinuosas ao longo do Vale do Cávado. A distância temporal da viagem acrescentava assim a sensação de uma grande distância.

Cravadas na Serra do Gerês, o acesso às minas era difícil e certamente que muitos dos quer lá trabalhavam celebravam o Natal nas altas serranias geladas por Invernos rigorosos. No entanto, imaginamos como seria um grupo de trabalhadores após a mágica Ceia apreciar o céu nocturno na noite fria de 24 para 25 e vislumbrar os milhões de estrelas adornadas por um grogue natalício...

O blogue Carris deseja a todos os seus leitores, amigos e familiares... um Feliz Natal!!!!

Fotografia: © Diogo Manso

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

730...

Castro Verde, 19 de Dezembro de 2008

Estando longe de casa e na impossibilidade de fazer uma entrada mais condigna para o efeito, só uma pequena nota para referir que hoje é o 2º aniversário deste blogue.

Parabéns a todos e obrigado pela vossa leitura...

Fotografia: © Rui C. Barbosa

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Rostos de 2008 nas Minas dos Carris

Braga, 12 de Dezembro de 2008

Foram muitas as pessoas com as quais compartilhei doze caminhadas às Minas dos Carris em 2008. Não estarão aqui todas, mas fica desde já o meu agradecimento pela companhia e pelos momentos proporcionados. Como já entramos para balanço, ficam aqui alguns rostos nas Minas dos Carris em 2008.

Fotografias: © Rui C. Barbosa

Brincadeiras na neve...

Cibões, 1 de Dezembro de 2008

Mais uma vez peço desculpa aos leitores deste blogue por me atrever a fazer uma entrada off-topic, mas como parece que há possibilidade de queda de neve nos próximos dias convém voltar a lembrar às entidades responsáveis o que se passou no nevão do último fim-de-semana de Novembro.

Como ainda se devem lembrar, o nevão colocou o pessoal um pouco maluco... as paisagens são raras e como tal os momentos de diversão também o são e todo o tempo é pouco para a proveitar a neve... pena é que o façam com os carros da protecção civil tal como foi retratado por um leitor do blogue a caminho de Cibões, Terras de Bouro, no dia 1 de Dezembro. São estas as suas palavras: "Na passada segunda-feira, 1 de Dezembro, avistei 2 carros da protecção civil, já à saída de Terras de Bouro, penso que terá sido em Cibões, a caminho de Ponte da Barca. Bem pensei eu e a minha namorada que seria por causa da neve. E era de facto. Um dos jipes estava encostado numa berma e logo ao lado uma família de 5 elementos se entretinham com a neve. Comentamos: "Mas e se há uma catástrofe, a família também vai socorrer?". Não será outra a função da protecção civil do que passear os familiares dos que por lá trabalham?"

E assim vamos, alegres e contentes para um 2009 que será próspero e feliz... pelo menos para alguns...

Fotografia: © Leitor devidamente identificado

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

O Vale do Alto Homem nos últimos 12 meses...


Carris, 20 de Janeiro de 2008

O Vale do Alto Homem nos últimos 12 meses...


16 Março



27 Abril

1 Junho

8 Julho

10 Agosto
20 Setembro
23 Novembro

6 Dezembro
Fotografias: © Rui C. Barbosa

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Outros lugares de Carris (LXXVII)

Carris, 6 de Dezembro de 2008

Quando visitamos um local e a mesma imagem nos parece sempre como uma novidade, como algo que vislumbramos pela primeira vez...

Fotografia: © Rui C. Barbosa

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Notas históricas (LI)

Carris, 4 de Dezembro de 1950

No passado dia 4 de Dezembro cumpriram-se 58 anos sobre a data na qual foi efectuado o contrato promessa de venda de várias concessões mineiras entre a Comissão Liquidatária da Sociedade Mineira dos Castelos e a Sociedade das Minas do Gerês.

A assinatura do contrato teve lugar na cidade do Porto e foi presidida por Francisco Maria de Sousa. Em representação da Comissão Liquidatária da Sociedade Mineira dos Castelos estavam presentes o Dr. Carlos Vasco Michon de Oliveira Mourão e o Dr. Jeremias Gomes de Almeida Ribeiro, enquanto que representando a Sociedade das Minas do Gerês estava José Rodrigues de Sousa, sócio-gerente da sociedade.

A venda totaliza 200186$00, sendo 1686$00 pela concessão do Salto do Lobo; 15000$00 pelos edifícios existentes nesta concessão e que representam o denominado "Grupo Central"; e 183500$00 pelos 22 pedidos de concessão, diversos móveis, roupas, louças e materiais diversos.

Neste contrato é também referida a promessa de venda das concessões do Castanheiro e da Corga das Negras pelo valor de 2814$00 assim que fosse dada autorização governamental.

Fotografia: © José Rodrigues de Sousa / Rui C. Barbosa

domingo, 7 de dezembro de 2008

Quotidiano (III)

Carris, 6 de Dezembro de 2008

Um quotidiano de trilhos e azimutes...

Fotografia: © Rui C. Barbosa

Queda de água à passagem do Modorno

Carris, 6 de Dezembro de 2008

A espectacular Água da Laje do Sino com o caudal aumentado devido à neve e chuva, à passagem do Modorno a caminho das Minas dos Carris no Vale do Alto Homem.



Vídeo: © Rui C. Barbosa

sábado, 6 de dezembro de 2008

126!

Carris, 6 de Dezembro de 2008

A minha última subida às Minas dos Carris em 2008 fez-se com muita chuva, vento e frio. Em busca da neve encontramos muita água. Em busca das paisagens brancas encontramos o cinzento do nevoeiro.

Foi uma súbida pelo Vale do Alto Homem na companhia do Rebelo. Uma caminhada de quase 2h30.

Carris encontra-se com os restos do nevão. Montículos de neve aqui e ali trouxeram alguma recompensa para quem pensava encontrar a paisagem mais coberta. Infelizmente a neve não resistiu à chuva e às temperaturas mais altas da semana. Fica-se na esperança que em Janeiro o tempo nos traga um novo nevão para brindar o novo ano.

Ficam as fotografias...
Fotografias: © Rui C. Barbosa

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Carris, local turístico?

Caldas do Gerês, 30 de Novembro de 2008

Andava eu a passear na última manhã fria de Novembro pelas Caldas do Gerês, quando a minha atenção é chamada por um placard turístico da Câmara Municipal de Terras de Bouro. Contendo informações simples, estes placards são sempre muito úteis aos turistas que visitam as Caldas do Gerês e o Parque Nacional da Peneda-Gerês em geral. Não sendo complicados, mostram os principais locais de interesse que podem ser visitados na Serra do Gerês e para os quais se deve ter proporcionado um acesso seguro e de belo interesse.
Qual não é o meu espanto quando reparo num ponto isolado salpicado no meio da Serra do Gerês com a indicação "Carris - 23". Sabendo que não é um autocarro, consultei de seguida a lista dos pontos turísticos de interesse referenciados no mapa que todo e qualquer turista ou visitante tem acesso nas Caldas do Gerês. Na referida lista lá estava "23 - Minas dos Carris" e para que não restem dúvidas (para os visitantes estrangeiros) "Carris Mines / Minas dos Carris / Mine des Carris".
As Minas dos carris constam até na lista de 'Miradouros' que podem ser visitados!

Assim, a Câmara Municipal de Terras de Bouro divulga as Minas dos Carris como um local de interesse e ponto turístico do seu concelho, um local no qual o acesso é restrito e um local no qual o visitante arrisca-se a conhecer a esferográfica e o postal de boas festas do SEPNA ou dos Guardas da Natureza. Ali está, em frente às termas para toda a gente ver, ler e ficar com vontade de visitar!

Mas a coisa não fica por aqui, de seguida rumei até ao singelo (sim, é um comentário irónico) posto de turismo das Caldas do Gerês e afixado numa das suas portas encontra-se um singular mapa onde mais uma vez surgem as Minas dos Carris como um ponto turístico...

Fotografias: © Rui C. Barbosa