O Entrudo Folhateiro de Outeiro que estava previsto para o dia 15 de Fevereiro de 2026, foi cancelado.
O Entrudo Folhateiro de Outeiro que estava previsto para o dia 15 de Fevereiro de 2026, foi cancelado.
Com o recente anuncio por parte do Município de Terras de Bouro de que as obras de melhoramento e pavimentação da Estrada da Geira irão ser iniciadas em breve, muitos são aqueles que, de forma legítima, levantaram a sua preocupação por tal intervenção.
A intervenção que irá ser levada a cabo permitirá uma melhor circulação por aquela via que atravessa a Mata de Albergaria, tal como já acontece com a ligação entre a Portela do Homem e a Portela de Leonte. Esta melhoria da circulação irá, obviamente, permitir uma maior velocidade por parte dos veículos que irão circular naquela via e isto será certamente um problema para quem circula a pé e para a fauna ali existentes.
É assim fundamental que se cumpram as condições impostas pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas nomeadamente no que diz respeito ao limite de velocidade e à criação de sistemas de redução de velocidade, isto é, à colocação de lombas intervaladas em 200 metros.
Sendo uma via de coexistência - e sabendo que já com a estrada em terra batida e em mau estado, é inexistente o respeito por parte de muitos condutores pelos limites de velocidade - deve-se tomar em especial atenção estes aspectos.
Os restos do abrigo pastoril do Curral das Rochas de Matança são o testemunho de um abandono da actividade pastoril muito antes do século XX. As ruínas passam despercebidas aos olhares mais desatentos, mas não deixam de ser uma memória de outras épocas da Serra do Gerês.
Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)
O abrigo pastoril do Curral de Biduiças, Serra do Gerês, em dia que queda de neve.
Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)
A paisagem das Minas dos Carris a 8 de Fevereiro de 2026, olhando o Pico da Nevosa e a Garganta das Negras.
Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados) via Carlos Araújo / EMC
A paisagem das Minas dos Carris a 6 de Fevereiro de 2026.
Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados) via Carlos Araújo / EMC
"A proteção da natureza não é um obstáculo ao desenvolvimento. É uma condição para que seja durável, justo e seguro. Questionar ou enfraquecer as instituições que garantem essa proteção não é uma escolha neutra: é um erro político com consequências que se farão sentir muito para além do presente."
Imagens: GEOTA
A Junta de Freguesia de Cabril havia anunciado o corte temporário da via entre Xertelo e Lapela devido a uma derrocada ocorrida na madrugada do dia 6 de Fevereiro.
No mesmo anuncio era referido que já haviam sido tomadas as medidas para a resolução do problema e efectivamente, a estrada já se encontra aberta e a circulação normalizada com o rápido empenho para a resolução da situação.
Paisagem desde a Picota olhando a Nascente: a formosa e milenar aldeia do Campo do Gerês, e principalmente o núcleo do Assento, surgem abrigados dos ventos Norte pelas encostas de Pinhote, tendo a Veiga de S. João espçreiando-se a Sul. Mais para lá, a vista leva-nos aos alcantilados do Suadouro subindo depois para o Redondelo que surge escondido no granito cinza das Mesas. Os pináculos rochosos culminam nos píncaros do Pé de Cabril para lá da Quelha dos Olhos Caveiros.
Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)
O Município de Terras de Bouro informou que devido às descargas controladas na Barragem de Vilarinho das Furnas e ao agravamento do estado do tempo, a Ecovia do Rio Homem encontra-se temporariamente encerrada.
Esta medida de segurança permanecerá em vigor até que as condições permitam a sua utilização em total segurança.
A reabertura da ecovia será comunicada oportunamente através dos canais oficiais.
Fotografias © CM Terras de Bouro (Todos os direitos reservados)
A Junta de Freguesia de Cabril informou que a estrada que liga Xertelo a Lapela encontra-se temporariamente interdita ao trânsito, devido a uma derrocada.
Já foram acionados os meios necessários para proceder à remoção dos destroços. Assim que a estrada se encontre novamente transitável, a situação será comunicada.
Apela-se à máxima atenção e prudência, tendo em conta as condições meteorológicas adversas, recomendando a utilização de percursos alternativos até à normalização da situação.
Fotografias © JF Cabril (Todos os direitos reservados)
Um Inverno "como antigamente..."
Continuam as condições de frio, chuva e neve para as Minas dos Carris e para os pontos mais elevados do Parque Nacional da Peneda-Gerês.
A passagem pela Chã do Carvalho (ou Chã do Carvalho de Leonte) a caminhos das altas paisagens da Serra do Gerês.
Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)