Carris, 1948
Quando iniciei este blogue um dos meus principais objectivos era (e é) o de preservar a memória das Minas dos Carris. Quando me referio a preservar a memória, não me refiro somente à História das Minas dos Carris (isto é quando foi iniciada a sua exploração, datas de concessões e construções, alterações de empresas, etc.), interessa-me também a memória das centenas de pessoas que por lá passaram. São estas memórias que nos ajudam a entender melhor um período da nossa História contenporânea que por vezes se deixa esquecer.
Aos poucos este blogue vai descobrindo a História das Minas dos Carris e a história (e estórias) de muitas pessoas que por lá passaram. Tal como referi, é este um dos objectivos do blogue... não deixar esquecer e ajudar a relembrar algo que faz parte da nossa memória colectiva como país, pois um país que não preserva a sua memória é um país condenado ele próprio ao esquecimento.
O leitor Artur Batista enviou-me algumas das suas memórias sobre as Minas dos Carris e de quando criança percorria as suas casas e ruelas. Juntamente com o seu email enviou-me uma fotografia datada de 1948 que deverá ser das raras imagens que nos mostram o edifício que então estava reservado para o pessoal superior da mina.
É sem dúvida um documento único que merece aqui ser reproduzido com a sua autorização.
Fotografia © Artur Batista / Edição: Rui C. Barbosa