quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Trilho seculares - Entre a Ermida e a Arrocela pelo Vale de Rio Conho

 


Percorrer os velhos carreiros na Serra do Gerês é como mergulhar no interior do nosso próprio ser, absorvendo em momentos de contemplação todas as sensações que a montanha nos dá. E não precisamos que ela seja muito grande perante nós, basta apenas que seja grande no nosso interior.

É isto que as serras do Parque Nacional nos proporciona; desde a magnitude da Serra do Gerês ao misticismo das brumas da Peneda, por entre a imensidão das encostas da Amarela à perfeição divina do Soajo. Para tal basta que estejamos dispostos a ouvir, sentir e ver o que estas magnificentes paisagens têm para nos dar.

Este percurso leva-nos a percorrer as paisagens humanizadas da Serra do Gerês e os seus vales profundos, entre os socalcos da Ermida que não precisam de ser comparados com paisagens de outras paragens até aos alcantilados graníticos da Roca de Pias e os pináculos que tocam o céu no alto de Arrocela.


Iniciando na aldeia de Ermida e seguindo o percurso da GR50 Grande Rota da Peneda-Gerês, vamos percorrendo as suas estreitas ruas até deixar a cidadela para trás. Tirando partido das indicações que foram colocadas pelos baldios, podemos fazer pequenos desvios e visitar o Alto da Vela, regressando ao traçado da GR50 que nos leva a percorrer a Encosta da Rajada e os Carvalhos Traz dos Vales, seguindo pelo topo do Peito dos Cancros e depois o topo do Peito da Cilha, chegando depois à Cascata da Rajada.

O percurso vai seguir por um carreiro agarrado à encosta das Sobreiras Bastas, flectindo para a Chã Grande e seguir para a Tribela. Daqui, descemos à Ponte das Servas para passar o Rio Conho e subimos para o Pinhô, enveredando depois vale adentro. O percurso, bem marcado pelo intenso pisoteio do Verão, vai-nos ajudar a percorrer a encosta acima das margens do Rio Conho até chegar ao Poço Azul.

Para lá da loucura do Verão, a tranquilidade do Poço Azul e o som das águas correntes do Rio Conho convidam a um descanso antes de continuar o carreiro já na margem direita do rio que mais adiante será atravessado por duas vezes antes de chegarmos ao Curral de Entre-Águas. Este curral antecede o final do vale por onde corre o Rio Conho numa zona formada pela junção da Corga Giesteira e da Corga das Cerdeiras, nas imediações da Cilha da Lameira.

Chegados a este ponto, e perante a imensidão da paisagem que nos abraça, inicia-se a trepada da Corga de Giesteira através de um carreiro bem assinalado com mariolas e ao longo do qual a paisagem vai-se afundando atrás de nós, merecendo uma paragem contemplativa de quando em vez. Tendo à nossa direita a Encosta do Cando, o percurso vai-nos fazendo «vencer» a corga até chegar ao colo junto da Arrocela. Daqui, o horizonte leva-nos desde as paredes da Roca Negra passando pela Quina do Meio e Rocalva, Roca de Pias, Estreito e alto de Pradolã. Atrás de nós, estreita-se o vale que nos leva ao Curral de Giesteira para os lados do Arado.

Prosseguindo o percurso, vamos passar pelo Curral de Coriscada e descer pela Corga do Urso, passando ao lado do Curral de Giesteira em direcção ao Miradouro do Arado e depois Ponte do Arado. Seguindo pela estrada de terra batida, vamos bordejar a Roca seguindo já o percurso da Grande Rota da Peneda-Gerês que se abandona mais adiante para seguir o traçado do Trilho do Sobreiral da Ermida passando pelo Alto da Carvalhinha e Coxos, chegando mais adiante ao ponto de partida na aldeia da Ermida.

Ficam algumas fotografias do dia no qual fui acompanhado pela Laika...














Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Previsão meteorológica para Nevosa / Carris (29 de Setembro a 7 de Outubro)

 


A previsão meteorológica a dois dias mostra um cenário de possibilidade de queda de neve nas Minas dos Carris com uma acumulação de 13 cm. Porém, o nível de congelamento encontra-se a 1.900 metros de altitude. A neve poderá voltar a surgir no dia 3 de Outubro.

terça-feira, 29 de setembro de 2020

Trilhos seculares - Desde Lamas até à Albergaria

Iniciando o percurso junto à Fonte de Lamas seguiu-se em direcção à Boneca, tomando depois até à Junceda o percurso da Grande Rota da Peneda-Gerês. Depois de uma curta paragem no Miradouro de Junceda, continua-se o percurso em direcção à Casa Florestal de Junceda e por toma-se o traçado do percurso do Trilho das Silhas dos Ursos na direcção da Manga da Tojeira.

Terminando a Manga da Tojeira, e tomando atenção a uma pequena placa de madeira que indica a direcção do Pé de Cabril, segue-se para Fenteira do Prado e sobe-se ligeiramente para o Prado com o seu abrigo pastoril. O percurso leva-nos então a bordar as Mesas e em breve começamos a ver os dois espigões graníticos do Pé de Cabril.

Subindo para Onde Cantou a Pássara, passamos a base dos espigões e começamos a descer para a Portela do Confurco e continuamos para a Portela de Leonte, onde seguimos a estrada até à Albergaria.














Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Paisagens da Peneda-Gerês (DCCIX) - Giesteira e Arrocela

 


A Corga e o Curral de Giesteira são coroados pelo alto de Arrocela, Serra do Gerês.

Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Iniciativa de Limpeza Resíduos na Mata de Albergaria (PNPG)

 


Voluntário desafiou a AMO Portugal - Associação Mãos à Obra Portugal a fazer uma iniciativa de limpeza de resíduos indevidamente descartados na natureza, mais propriamente no coração do nosso Parque Nacional, na Mata de Albergaria.

Pretendemos juntar grupos de 10 pessoas que com o devido afastamento social e em conformidade com as directivas da DGS. Os pontos de encontro serão 3: Bouça da Mó (junto ao posto de controlo), Portela do Homem, Portela de Leonte (junto à casa florestal).

Agradece-se o contacto para que indiquem (nome completo, nº de contacto, ponto de encontro e numero de acompanhantes). Os participantes deverão ir com vestuário e calçado adequado para actividade, agradecemos que levem se possível colete reflector para que se facilmente possam ser identificáveis.

A iniciativa poderá ser cancelada caso as condições climatéricas sejam adversas e coloquem em perigo os voluntários participantes.

Qualquer esclarecimento adicional poderão contactar através do número 919000693 (Carlos Evaristo -Coordenador Local PNPG)

Previsão meteorológica para Nevosa / Carris (29 de Setembro a 6 de Outubro)

 


As previsões para o final da semana voltam a apostar num episódio de queda de neve nos pontos mais altos da Serra do Gerês com uma acumulação de 11 cm para o dia 2 de Outubro.

segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Trilhos seculares - Da Pedra Bela à Portela de Leonte

 


Iniciando a caminhada na Pedra Bela, seguiu-se parte do percurso do Trilho dos Currais passando pelo Curral de Espinheira e logo adiante seguindo o percurso da Grande Rota da Peneda-Gerês até ao cruzamento das Rocas e seguindo para a Ponte do Arado. Daqui, e passando pelo Miradouro da Cascata do Arado, seguiu-se serra acima até entrar no Vale de Teixeira e ao curral de mesmo nome.

Continuando ao longo do Vale de Teixeira passou-se o Curral do Cambalhão e o Curral do Junco, chegando-se então à Preza. Ladeando o Outeiro Moço e com vistas para Lavadouros, chegou-se ao Vidoal e seguindo pela Chã do Carvalho desceu-se para a Portela de Leonte.






















Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)