sábado, 31 de agosto de 2024

Os «montinhos de pedras»

 


As mariolas têm uma função bem definida nos ambientes de montanha.

Assinalando os caminhos ou as passagens mais complicadas, as mariolas são sinais milenares inicialmente utilizadas pelos pastores ou por quem percorria as montanhas. 

Nos últimos anos, e em muitas circunstâncias, os «montinhos de pedras» semelhantes a mariolas transformaram-se num símbolo de vaidade e estupidez, que fora do seu contexto não têm qualquer utilidade, tornando-se uma forma de poluição visual com impacto sério na fauna e flora.

Assim, estes montinhos de pedras são apenas símbolo de vaidade, pois muitos fazem os montinhos de pedras em qualquer lugar somente para fotografia instagramável ou o simplório 'reel'; sendo símbolo de estupidez, porque para lá dessas razões não servem para mais nada e mesmo assim são feitas apesar de todos os anos os avisos sobre os seus malefícios serem constantemente repetidos. Insistir no erro é apenas sublinhar a ignorância, palermice e estupidez de quem as faz.

A fotografia em cima foi feita na levada que faz parte do Trilho do Poços Verdes do Sobroso, Serra do Gerês, que conduz às famosas lagoas, o que explica logo o seu número e é um reflexo do «turismo de qualidade» no Parque Nacional.

Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: