sábado, 5 de outubro de 2019

Na Grande Rota da Peneda-Gerês (Entre Pitões das Júnias e Tourém)


Terminei assim o percurso total da GR 50 Grande Rota da Peneda-Gerês ao percorrer o traçado entre Pitões das Júnias e Tourém. Este traçado pode ser dividido em duas partes com o seu interesse relativo: o desinteressante «longo» estradão por terras Galegas e as zonas próximas às duas aldeias que nos fazem percorrer frondosos carvalhais. As paisagens rurais compõe grande parte deste troço juntamente com os picos serranos dos Cornos da Fonte Fria. Não deixar de percorrer as ruas de Pitões das Júnias e de Tourém em busca dos seus pitorescos recantos que marcam estas aldeias Barrosãs.

A Grande Rota da Peneda-Gerês 'GR 50' (1) em breve irá se transformar no "percurso principal para a visita" ao nosso único Parque Nacional. O percurso liga a fronteira da Ameijoeira, em Castro Laboreiro, a Tourém, nas terras transmontanas, transpondo as quatro serranias que constituem o Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG).


Aqui o percurso entre Ameijoeira e a Sr.a da Peneda.

Aqui o percurso entre a Sr.a da Peneda e o Mezio.

Aqui o percurso entre Mezio e Soajo.

Aqui o percurso entre Soajo e Lindoso.

Aqui o percurso entre Lindoso e Germil.

Aqui o percurso entre Germil e Campo do Gerês.

Aqui o percurso entre Campo do Gerês e Caldas do Gerês.

Aqui o percurso entre as Caldas do Gerês e Fafião.

Aqui o percurso entre Fafião e Xertelo.

Aqui o percurso entre Xertelo e Paradela do Rio.

Aqui o percurso entre Paradela do Rio e Pitões das Júnias.

Saindo de Pitões das Júnias, vamos entrar no Vale do Ribeiro das Aveleiras caminhando num fantástico carvalhal. O percurso encontra-se assinalado já com a sinalização vertical, mas por alguma razão foi esquecida a sinalização em um dois pontos importantes no carvalhal, o que pode levar a alguma confusão sem a utilização de um GPS. Enquanto caminhamos, por entre a folhagem de início de Outono, eram visíveis os píncaros da Fonte Fria, Roca Sendeia e Bruzalite.

Passando o Outeiro do Grosal vamos chegar à fronteira e seguimos pelos Regos da Raia num longo estradão que nos levará a passar pel'A Culleira, Cavada do Capitán e pelo abrigo do Pisco, seguindo pela Corga da Mazaira, A Carballa Seca, Lama da Sebilla e Pena Salmonde. Em Padin o GR50 flecte à direita e pouco depois entramos de novo num carvalhal, chegando pouco depois a Tourém.

Não teria sido possível um outro percurso para ligar Pitões das Júnias a Tourém seguindo pelo Planalto da Mourela?

A passagem por Pitões das Júnias não ficaria completa sem uma visita à Padaria de Pitões para provar as 'Bolas da D. Gracinda' e o pão típico de Pitões!

Um agradecimento especial aos que me acompanharam nas diferentes etapas da Grande Rota da Peneda-Gerês: AP, PF 'nG', FP, MC, MF, AM, AJ, PC e FS.

Algumas fotografias do dia...








































































Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: