segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Porque sem dúvida és Vilarinho da Furna!


No dia 20 de Outubro de 2019 comemoraram-se os 505 anos da atribuição da Carta de Foral pelo Rei D. Manuel I em 1514 a Terras de Bouro.

Na cerimónia evocativa desta data que decorreu no Museu da Geira foram referidos vários aspectos do concelho e não pude deixar de notar que de todas as vezes que se referia o nome da aldeia mártir afundada pelas águas de uma barragem, sempre se referiu o nome de 'Vilarinho da Furna'.

Ora, este aspecto fez-me recordar um livro recentemente consultado sobre a toponímia da Serra do Gerês e que tenta explicar a origem do nome da aldeia. Devo referir que não me agradou a forma como a explicação está feita e muito menos uma sobranceira académica que de certa forma ofende os próprios habitantes de Vilarinho da Furna e a sua memória.

Assim, o texto da autoria de Fernando da Silva Cosme no livro "Pela Serra do Jurês e ao Longo da Jeira" refere de forma pretenciosa que "Mas noutras zonas há outros Vilarinho, pelo que tiveram necessidade de lhe acrescentar qualquer coisa e disseram-na ora da Furna ora das Furnas. Como dizem que este acrescento se deve a várias furnas 'grutas' existentes ao longo do ribeiro que atravessava a aldeia, que lhe chamar da Furna deve ser por ignorância ou preguiça articulatória."


No seu livro editado em 2005 "Vilarinho da Furna - Memórias do Passado e do Futuro" (pp. 200-205), Manuel Azevedo Antunes que tece algumas considerações sobre o nome (topónimo) de Vilarinho, a aldeia mártir que jaz no fundo da barragem que lhe roubou o nome... ou quase.

Sobre esse tema, este blogue já referiu a utilização óbvia do topónimo Vilarinho da Furna no texto "Vilarinho das Furnas" ou "Vilarinho da Furna"?

Existirão assim muitos ignorantes que usam ou usaram o nome de 'Vilarinho da Furna', tais como povo de Vilarinho e todos os povos de Terras de Bouro, além de Jorge Dias, Miguel Torga, Jaime Cortesão, Manoel de Oliveira, Rosado Correia, João Machado Cruz, Padre Martins Capela, a generalidade dos párocos de Vilarinho que fizeram os assentos de baptismo/nascimento, casamento e óbitos, o próprio Príncipe Regente D. João, o 1.º Conde da Barca, e muitos outros autores que têm escrito sobre Vilarinho da Furna.

Já que lhes tiraram a terra, deixem-lhes ficar o nome... Vilarinho da Furna!!!

Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: