quarta-feira, 16 de outubro de 2019

As povoações serranas do Gerês - Uma pequena descrição por Tude de Sousa


No seu livro "Serra do Gerez - Estudos, Aspectos, Paisagens", publicado em 1909, Tude Martins de Sousa, primeiro regente florestal do Gerês, faz uma curta descrição das povoações Geresianas que aqui transcrevo mantendo a grafia de então...

"As povoações serranas do Gerez são todas de um pittoresco especial e typico, muito para apreciar.

As freguezias são: Rio Caldo, com bons e ferteis campos e o sanctuario de S. Bento da Porta Aberta, ao qual se fazem 3 romarias annuaes, uma em Março, outra em Julho e a ultima, que é a mais concorrida, em Agosto; Villar da Veiga, ao qual pertencem as Caldas do Gerez e a Ermida; Covide, (covile ferarum ? supposta origem da palavra) com os logares de Freitas, Sá e Varzea; S. João do Campo, a que pertence Villarinho da Furna, aproveitando este povoado uma fertil faixa do Valle do Homem e a chã de Linhares; mais longe, já na extrema com Tras-os-Montes, Pitões e Parada e ainda Cabril, freguezia formada por mais de uma duzia de logares." 

Fotografia: ilustração retirada do livro "Caldas do Gerez - Guia Thermal", de Ricardo Jorge, e que mostra um aspecto geral das Caldas do Gerês no início do Século XX.

Sem comentários: