terça-feira, 22 de outubro de 2019

Os espigueiros do Campo do Gerês


Os espigueiros (canastros) do Campo do Gerês.

Nas palavras de Jorge Dias, "Os canastros são construções em pedra  com paredes e portas de ripas de madeira, que assentam em quatro, seis ou mais pilares de pedra com discos de pedra na parte superior, para impedir o acesso aos roedores, que são ávidos de cereais.

Estes canastros, ou espigueiros, costumam ter uma cruz de pedra e desenhos geométricos com data em que foram feitos ou restaurados (em geral meados do séc. XVIII). Destinam-se a guardar as espigar de milho, que assim se conservam melhor, e que vai sendo malhado segundo as necessidades de consumo.

Os canastros são comuns a uma grande área do noroeste peninsular e são sobretudo frequentes nas províncias de Galiza, Astúrias, Minho, Douro Litoral, Beira Alta e Beira Litoral. Defende-se que os canastros possa ter uma origem antiquíssima, supondo-se que remonte à época pré-romana, e talvez seja uma derivação das construções lacustres. Como o nome indica, o canastro, nesta região, foi primitivamente uma construção de varas entrelaçadas para os mesmos fins dos canastros actuais.

É possível que a construção em pedra e madeira se fosse estendendo a uma área cada vez maior acompanhando a difusão do milho."



























Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: