sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Na Grande Rota da Peneda-Gerês (Entre Lindoso e Germil)


A ligação entre Lindoso e Germil na GR 50 Grande Rota da Peneda-Gerês leva-nos a percorrer grande parte do percurso da Grande Rota da Serra Amarela entre estes dois lugares. De novo as paisagens rurais e alguns percursos serranos (deixando os caminhos rurais e estradões) marcam a GR 50.

A Grande Rota da Peneda-Gerês 'GR 50' (1) em breve irá se transformar no "percurso principal para a visita" ao nosso único Parque Nacional. O percurso liga a fronteira da Ameijoeira, em Castro Laboreiro, a Tourém, nas terras transmontanas, transpondo as quatro serranias que constituem o Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG).


Aqui o percurso entre Ameijoeira e a Sr.a da Peneda.

Aqui o percurso entre a Sr.a da Peneda e o Mezio.

Aqui o percurso entre Mezio e Soajo.

Aqui o percurso entre Soajo e Lindoso.

Aqui o percurso entre Germil e Campo do Gerês.

Aqui o percurso entre Campo do Gerês e Caldas do Gerês.

Aqui o percurso entre as Caldas do Gerês e Fafião.

Aqui o percurso entre Fafião e Xertelo.

Aqui o percurso entre Xertelo e Paradela do Rio.

Aqui o percurso entre Paradela do Rio e Pitões das Júnias.

Este traçado da GR 50 ainda não se encontra equipado com a sinalização vertical o que poderá logo no início confundir quem saia de Lindoso em direcção a Porto Chão. Em Lindoso, confundem-se as marcações da GR34 e da GR50, mas a situação será resolvida brevemente.

Enveredando pelo bosque, deixamos para trás a aldeia e em pouco tempo atravessamos o estradão que eventualmente nos conduziria à Louriça, se fosse o caso. Passamos pela antiga casa florestal de Porto Chão e seguimos o estradão por entre os bosques então silenciosos da encosta da Serra Amarela. Iremos passar por vários abrigos de pastoreiro, entre os quais o abrigo da Escravilheira situado ao lado de um maravilhoso pequeno bosque e parque de merendas junto do Rio da Perdiz. Daqui, descemos ao Porto da Lage e aproximamo-nos da aldeia da Ermida segundo inicialmente por uma calçada que nos faz passar pela Branda de Bilhares, e depois por um caminho de montanha que nos fará entrar na aldeia.

Passando a Ermida, vamos descer para a ponte sobre o Rio Carcerelhe e depois enveredamos serra adentro em direcção ao Vidoal e depois Germil.

Algumas fotografias do dia...















































Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: