domingo, 13 de outubro de 2019

Trilhos seculares - Um passeio pelo Gerês glaciar


Um perfeito dia de montanha entre Lagoa e os Chamiçais com passagem pela Mina de Borrageiros e Cocões do Coucelinho visitando algumas das paisagens glaciares da Serra do Gerês.

Percorrendo os velhos carreiros de montanha, chagamos às seculares ruínas mineiras que vão resistindo à sombra do colosso granítico de Borrageiros. Daqui, ladeou-se Cocões do Coucelinho chegando à Sesta do Pássaro com uma paisagem deslumbrante para o Curral das Abrótegas, Curral de Cabana Nova (ou do Conde de S. Lourenço), Pico da Nevosa e Minas dos Carris.

Os Cocões do Coucelinho são um verdadeiro testemunho histórico das glaciações na Serra do Gerês. No Quaternário, mais precisamente no Plistocénico (há cerca de 1.8 Ma a 10 000 anos), ocorreram importantes variações climáticas à escala do globo que se caracterizaram pela alternância de períodos glaciários (muito frios) e interglaciários, com glaciações a atingirem, inclusivamente, as latitudes médias. Embora sejam poucas as formas claramente glaciárias, nas serras da Peneda e do Gerês foram identificados vestígios dessas glaciações, dos quais merecem especial destaque os do Alto Vale do Vez e zona de Cocões de Concelinho - Lagoa do Marinho (vales com perfil em U; moreias; circos glaciários; superfícies de granito polidas, estriadas e com sulcos; depósitos glaciários).

Depósitos fluviais, torrenciais e glaciários constituem as formações geológicas mais recentes na área do Parque e encontram-se presentes em diversos pontos, sendo de destacar os de origem glaciar na Ribeira de Couce, Lagoa do Marinho e no Alto Vale do rio Vez.

Os Cocões do Coucelinho abrigam um um curral (Curral do Colástica (Coucões do Coucelinho)) juntamente com outras áreas muradas (sestas). Característica do local, é a presença de diversas moreias glaciares que povoam a paisagem de forma caoticamente ordenada.

Depois, descendo para Lamas de Homem, seguiu-se para o Curral de Maceiras. Esta é uma zona rica em velhos carreiros que se vão perdendo nas brumas da memórias dos homens e por entre a vegetação que os vai escondendo. Foi seguindo um destes carreiros de pé-posto que nos levou ao topo dos Chamiçais que então nos proporcionou uma vista magnífica sobre a Terra Brava, a Corga de Pena Calva (com a sua magnífica queda de água), a Corga de Sobroso e o Lago Marinho.

Ficam algumas imagens do dia...











































Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: