terça-feira, 8 de outubro de 2019

Trilhos seculares - De Leonte aos Prados da Messe


Esta é uma caminhada clássica na Serra do Gerês levando-nos da Portela de Leonte aos Prados da Messe por carreiros serranos utilizados pelas vezeiras.

O percurso iniciou-se junto da velha Casa Florestal de Leonte passando pela Chã do Carvalho após ultrapassar o inclinado caminho que ora nos surpreende pelo ziguezaguear encosta acima, ora nos surpreende para dimensão de uma «calçada», fruto de árduo trabalho do homem da vezeira. Atrás de nós, o gigante farol da serra vai ganhando corpulência e o Pé de Cabril ergue-se majestoso contra os céus que o veneram como um deus adormecido.



Para lá da chã, e num declive mais suave, chegamos ao Prado do Vidoal contemplando a imponência do Pé de Medela e Carris de Maceira na continuação de um quadro rochoso que nos assombra ao passar pelas profundezas dos Cântaros e pela verticalidade de Lavadouros.

Deixando o Vidoal para trás, e ladeando o Outeiro Moço por Norte, chegamos à Preza. Daqui, sobe-se à Chã da Fonte (Alto das Ruivas) depois de contemplar o comprido vale entre o Cambalhão (Camalhão) e Teixeira, e continua-se para o Curral do Conho através de Lamas de Borrageiro, Chã de Gralheira e Lomba de Pau.



Antes da descida para o Conho, facilmente se observa o colosso de Porta Ruivas que se ergue logo a seguir à imensa garganta que se abre em Fechinhas (Fichinhas). Passando o Conho e seguindo o percurso da vezeira, passa-se o Porto das Vacas e segue-se o Curral da Pedra antes dos Prados da Messe.

Algumas fotografias do dia...










































Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: