quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Para um estudo dos currais de Lagoa e do Couço em Cabril


Um dos aspectos mais marcantes da milenar presença do Homem na Serra do Gerês, é o grande número de currais existentes um pouco por toda a serra. Estes currais representam ainda nos nossos dias, o «refúgio» seguro nas noites frias dos dias quentes de Verão quando as vezeiras percorrem as pastagens de altitude entre Maio e Setembro.

Uma das áreas mais peculiares que reúne um grande conjunto de currais, é a área de Lagoa e Couço incluída na freguesia de Cabril. Antes de prosseguir com a identificação dos diferentes currais, devo sublinhar a utilização do topónimo 'Couço' em vez de 'Couce' tal como é referido nas nossas cartas militares. Esta designação (Couço) é utilizada pelas gentes de Cabril para designar a área referida como 'Couce' e sendo assim, irei de futuro utilizar este topónimo.

Este trabalho não seria possível sem a preciosa ajuda e colaboração do Márcio Azevedo (Presidente da Junta de Freguesia de Cabril) e do Ulisses Pereira, um jovem apaixonado por Cabril, sua terra, e com um coração do tamanho do mundo! 

Ora, para melhor identificação dos currais, a extensão que se prolonga entre Lagoa e os Cocões do Coucelinho (ou será Couçolinho?) é dividida em duas grandes zonas: Lagoa e Couço. As imagens seguintes mostram os currais a serem identificados:

Lagoa


Couço




Utilizando a designação genérica de Currais de Lagoa ou Currais do Couço, fica-se muito aquém da identificação de cada espaço. Ao contrário do que existe com a grande maioria dos currais noutras zonas da Serra do Gerês, na identificação destes currais foi adoptada pelas gentes de Cabril a utilização dos nomes das famílias ou dos indivíduos aos quais os currais pertenciam.

Comecemos pelos Currais de Lagoa. Estes currais estão localizados entre Lagoa e o Abrigo de Penedém e no total consistem de nove áreas a ser identificadas. Havendo diferentes currais pertencentes à mesma família, alguns dos currais têm o mesmo nome.

De Norte para Sul temos: Curral do Carvalho, Curral do Roquinha, Curral da Ponte, Curral dos de Baixo, Curral do Latas, Curral do Bento, Curral do Costa, Curral do Poça Grande, Curral do Cruz e Curral do Carvalho.


Os Currais do Couço encontram-se divididos entre a margem direita e esquerda da Ribeira do Couço. No total consistem de dez áreas a ser identificadas. Nesta identificação não temos em conta os currais existentes em Vale Comprido ou Travesso.

Assim, de Norte para Sul temos: Curral do Costa, Curral da Ponte, Curral do Jumpereira, Curral do Bitcho, curral não identificado, Curral do Carreira (Couço), Curral do Adega (?), Curral do Roquinha, Curral do Barreira, Curral do Colástica (Coucões do Coucelinho) e Curral de Maceiras.




Como referi, neste trabalho não estão incluídos os currais existentes em Vale Comprido ou Travesso nem o curral localizado abaixo de Maceiras e que de forma provisória irei designar por 'Curral de Maceiras', localizado a poucas centenas de metros a Nascente do Curral do Colástica (Coucões do Coucelinho).

A seguir algumas imagens destes currais...


Aspecto geral do Curral do Costa em Lagoa.


Da esquerda para a direita: Curral do Jumpereira, Curral da Ponte e Curral do Costa, em Couço.


Forno (cabana / abrigo) do Curral do Bitcho, Couço.


Forno (cabana / abrigo pastoril) do Curral do Barreiro, Couço.


Aspecto geral do Curral de Maceiras com o seu forno (abrigo pastoril) do lado esquerdo. Ao fundo é visível o topo do Borrageiro.

Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados) e Google Earth

Sem comentários: