terça-feira, 13 de setembro de 2016

Cabril invade a Mina de Borrageiros


A secular Mina de Borrageiros, na Serra do Gerês, é fértil em pequenas e peculiares histórias. Esta mina teve uma actividade mineira instável e esteve envolta em situações pouco claras no que diz respeito à utilização de guias de transporte e de minério proveniente de outras explorações mineiras.

Um episódio interessante é relatado no livro "Minas dos Carris - Histórias Mineiras na Serra do Gerês", Rui C. Barbosa - Dezembro de 2013, e conta-nos a invasão do pequeno complexo mineiro por parte das gentes da aldeia de Cabril.

Uma nova situação de invasão da mina aconteceu em Julho (de 1942) envolvendo os habitantes da aldeia de Cabril, durante a qual inutilizaram muitos dos trabalhos efectuados naquela concessão, “pilhando todo o minério que puderam.” Esta situação levou à intervenção da Guarda Nacional Republicana que ocupou a mina desde o dia 15 de Julho, restabelecendo a ordem no local. Esta situação seria comunicada por Jorge Miners, então representante legal da Azeredo & Osório Lda., ao Director Geral de Minas e Serviços Geológicos a 31 de Julho.

Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: