segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Lago Marinho versus Lagoa do Marinho


Há muitos anos que utilizo a expressão 'Lagoa do Marinho' para identificar o lago que se encontra no lugar de São Ane, Cabril. Na verdade, a origem desta designação, como muitas que usualmente utilizamos na Serra do Gerês, virá do que é utilizado nas Cartas Topográficas Militares que são para muitos, o verdadeiro guia nas nossas serras, e neste caso nomeadamente a Carta n.º 31.

Mesmo tendo em conta que as cartas mais antigas acabam por ser as mais fiáveis em termos da toponímia ali utilizada, mesmo a Carta n.º 31 cujos trabalhos de campo foram realizados em 1949, indica-nos 'Lagoa do Marinho'.

Ora, na verdade as gentes daquela região da Serra do Gerês distinguem os dois hidrónimos ali existentes, definindo como 'Lago Marinho' o que conhecemos como 'Lagoa do Marinho' e definindo com o hidrónimo 'Lagoa' o outro lago sazonal que surge com as chuvas em finais do Verão e se mantém até à ocorrência de um longo período de ausência de chuva.


Neste blogue, e tal como aconteceu com a designação 'Roca de Pias' em vez de 'Cutelo de Pias' no topónimo de Fafião, irei tentar utilizar a designação que é utilizada pelas gentes de Cabril, isto é, 'Lago Marinho'.

Sem comentários: