domingo, 25 de setembro de 2016

Casal perdido no Soajo


Todos nós sabemos que o Gerês é grande, do tamanho do mundo... mas isso não justifica os constantes erros jornalísticos que indicam sempre o Gerês como a zona onde acontece um acidente ou uma desgraça em geral. Infelizmente, o padrão contrário já não acontece, isto é, a localização não falha quando algo de bom acontece numa outra zona do Parque Nacional que não seja o Gerês.

O mesmo voltou a acontece com o caso do casal de turistas suecos que se perdeu na noite de 24 para 25 de Setembro de 2016 na Serra do Soajo. Os meios de comunicação social apontam em letras garrafais que ocorreu mais um caso de pessoas perdidos no Gerês, quando na realidade a ocorrência se dá a dezenas de quilómetros de distância e só no corpo da notícia, que muitas vezes nem é lida, se assinala a ocorrência no Soajo mas mesmo assim referindo ainda o Gerês como é o caso do Jornal de Notícias que se pode ler aqui e mesmo na edição do Jornal da Tarde da SIC. Mesmo tendo cobrido todos os acidentes ocorridos de facto no Gerês no Verão passado, ainda é difícil aos jornalistas definir onde começa e onde acaba o Gerês. Nestas situações, uma mapa de Portugal com a delimitação dos conselhos pode sempre ajudar.

Aparentemente, o casal sueco ter-se-à perdido numa zona de um percurso sinalizado mas em más condições de conservação / utilização.


Um casal septuagenário esteve perdido durante dez horas na zona do Soajo, no Gerês. Foi resgatado já durante a madrugada.


Um casal estrangeiro desapareceu ontem na Serra do Gerês ao final da tarde. Depois das investigações das autoridades, o casal sueco - e não inglês como se tinha avançado inicialmente - foi encontrado durante a manhã de hoje.


Homem e mulher, de nacionalidade sueca, de cerca de 60 anos, foram encontrados pelas autoridades cerca das 02:30. Alerta para o desaparecimento foi dado ao início da noite de sábado

Fotografia: DR

Sem comentários: