terça-feira, 20 de setembro de 2016

Um altar nas Minas dos Carris?



Na altura referi que "Curiosamente, não se encontra qualquer estrutura semelhante nas Minas dos Carris, ausente de qualquer sinal de religiosidade."

Da mesma forma, no trabalho de investigação que realizei para o livro "Minas dos Carris - Histórias Mineiras na Serra do Gerês" (Rui C. Barbosa, Dezembro de 2013) e tendo entrevistado várias pessoas que trabalharam naquele complexo mineiro, nenhuma delas me referiu a existência de sinais de religiosodade ou mesmo um altar semelhante nas Minas dos Carris.

No entanto, e após reflectir um pouco sobre este assunto, lembrei-me de um detalhe interessante existente no edifício através do qual se acedia às galerias da concessão do Salto do Lobo. Tendo observado o registo fotográfico dos vários edifícios, atrevo-me a adiantar uma possível teoria sobre a localização de um altar nas Minas dos Carris. Este estaria mesmo à entrada da boca-mina que dava acesso ao Piso 2 da concessão do Salto do Lobo e que ainda hoje é visível na ruína do edifício (fotografia em cima) que servia também de armazém aos martelos utilizados na laboração mineira. No que parece ser um nicho, poderia estar uma pequena figura de Sta. Bárbara que abençoaria todos aqueles que por ali passassem a caminho das profundezas da Terras.

Como referi, é apenas uma teoria que pode não ter muita sustentação, pois o local seria de passagem a todos aqueles com os quais falei para a escrita do meu livro e nenhuma dessas pessoas me referiu a existência de um altar naquele lugar.

Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

2 comentários:

Fernando Carneiro disse...

Pode ser um disparate da minha parte. Tenho uma fotografia da mesma estrutura, e o que me passou pela cabeça na altura, foi que ali devia de ter existido um telefone...

Rui C. Barbosa disse...

Fernando, muito bem visto. Sim, é uma possibilidade. A pouca distância dali ficava um pequeno edifício em madeira que ainda me lembro de o ver de pé em 1989. Aqui, «terminava» o cabo que percorria todo o Vale do Alto Homem e permitia as comunicações com a mina. É bem possível que pudesse haver uma derivação para este edifício.