quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Serra do Gerês - Do Campo do Gerês ao Zanganho e Gamil

 


Por entre as manifestações de mau-humor da meteorologia e enquanto o céu não se cobria de novo de nuvens, segui o troço da Grande Rota da Peneda-Gerês entre o Campo do Gerês e o Zanganho, passando pela antiga Casa Florestal de Junceda (aonde iria regressar), descendo pelas Salas e Miradouro da Fraga Negra, e passando pela Casa Florestal da Pereira. Parte do percurso é partilhado pelo Trilho dos Miradouros.

Deixando ambos os traçados no Zanganho, encontra-se de novo o Trilho dos Miradouros no início da sua subida para a Junceda. O percurso vai-nos levar por uma subida que põe à prova a melhor resistência, passando junto da Fraga do Torgo antes de voltar à Casa Florestal de Junceda. Daqui, seguiu-se pela Chã de Junceda, Vale do Meio e Manga de Tojeira, baixando de seguida para o pequeno riacho antes de chegar à Fonte de Gamil e Prado de Gamil.

Com o vento já frio a anunciar a chegada da chuva, seguiu-se para o Covelo e Redondelo, baixando pela Fraga de Cima e Fraga do Sarilhão, voltando depois ao Campo do Gerês.













Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: