terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Pedacinhos de História

 


A 28 de Dezembro de 2020 fiz esta publicação (O Dr. Santos e o Posto de Socorros das Minas dos Carris) que mostrava uma rara fotografia do Posto de Socorros que existia no complexo mineiro.

Tal como já havia acontecido noutras ocasiões com outras publicações, esta chamou a atenção dos familiares do Dr. Santos (nome completo Manuel Mendes dos Santos, natural de Gondomar e na altura residente na cidade do Porto) que me ajudaram a levantar um pouco mais o véu que ainda vai cobrindo muita da História das Minas dos Carris.

Contactado pelo seu neto, Adelino Marques, que procurava saber mais sobre a presença do seu avô nas Minas dos Carris, acabaria por me ceder a fotografia que ilustra esta publicação e que mostra o Dr. Santos no complexo mineiro durante os anos 50 do século passado. Segundo Fernando Fundo, também antigo trabalhador no complexo mineiro, a carrinha que podemos ver na fotografia era utilizada para o transporte do pessoal superior da mina que de quinze em quinze dias ia ao Porto.

Um agradecimento especial ao Adelino Marques pela cedência da fotografia.

Fotografia © Adelino Marques (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: