terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Serra do Gerês - Escuredo e Voltas de S. Bento

 


Se o dia anterior trazia o cheiro da Primavera, este dia chegou para nos lembrar que o Inverno ainda aí está para mais um mês.

A manhã trouxe a chuva, se bem que tímida, à Serra do Gerês e o resto do dia pintou-se com um céu cheio de nuvens cinzentas. Desta vez a saída levou-me desde o merendeiro de Lamas até ao Escuredo, limite Sul do antigo perímetro florestal da Serra do Gerês estabelecido em finais do século XIX, com passagem pelo que penso ser o Outeiro Rubio, não havendo, no entanto, cartografia que venha a comprovar este topónimo entre Lamas e o Escuredo.

Os pontos mais elevados da serra estavam cobertos de nuvens cinzentas e por vezes umas gotículas iam caindo puxadas pelo vento frio que se fazia sentir. A zona do Escuredo não é de fácil acesso e muito menos quando se decide baixar para Sul em direcção à Estrada das Voltas de S. Bento. Para encetar esta descida, por vezes no meio de um mato alto, tive de me dirigir ao topo da Corga do Chapeleirão e aqui, sim, tomar um escondido carreiro que me levou à estrada.

Chegando à estrada, segui o seu traçado, fazendo pequenos atalhos quando possível até tomar o traçado original do Trilho dos Miradouros, nesta parte abandonado. O caminho florestal levou-me a passar pela Casa Florestal de Lamas e regressar ao ponto de partida.

Algumas fotografias do dia...


















Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: