domingo, 14 de fevereiro de 2021

Entre Germil e o Campo do Gerês pelo Fojo de Brufe

 


A mês e meio do fim do Inverno, um dia de Primavera para percorrer os trilhos seculares entre a aldeia de Germil, Serra Amarela, e o Campo do Gerês, Serra do Gerês.

A parte inicial do percurso (até à Chã de Cortinhas) seguiu o traçado da GR34 Grande Rota da Serra Amarela. Saindo de Germil com um dia de céu quase azul e algum vento, rapidamente se deixou para trás o casario e chegávamos a um pequeno carvalhal que antecede a fácil passagem pelo Ribeiro de Portomalho antes de se iniciar a subida para a Portela do Fojo e Cruz de Ferro. Passando a Cruz de Ferro, entrámos já nos domínios da pequena aldeia de Cutelo, descendo por velhos caminhos rurais que nestas alturas acabam por ser escorregadios devido às torrentes de água que os transformam em pequenos riachos.


Subindo agora e deixando para trás Cutelo, vislumbram-se já os socalcos agrícolas de Cortinhas e, mais afastados, Brufe contra os contornos da Curvaceira e Calcedónia. O caminho rural leva-nos então a passar  perto da Poça do Toleiro, na Corga do Portinho onde abandonamos a GR34, e seguimos para a Chã de Cortinhas. Seguimos então pela Carsadinha e começamos a baixar pela Chã da Churreira por entre colmeais (Colmeias do Pito) e chegamos ao pequeno Fojo do Lobo de Brufe, descendo depois por Cabana Velha e Colado Redondo antes de chegar à estrada que nos levaria à Barragem de Vilarinho das Furnas através da Corga de Gemesura.

Ficam algumas fotografias do dia...

























Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: