quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

Comunicado do ICNF sobre os lobos mortos na Serra do Gerês

 


No dia 15 de fevereiro de 2021, o ICNF foi informado da existência de dois cadáveres de lobo na região Norte, um na zona de Cabril, Montalegre e outro na zona de Rio de Onor, Bragança. 

Foi de imediato ativado o protocolo estabelecido no âmbito do Sistema de Monitorização de Lobos Mortos (protocolo que envolve o ICNF, GNR, Ministério Público e INIAV, I.P.).

As equipas da GNR/SEPNA e os Vigilantes da Natureza presentes no terreno, em estreita colaboração e no âmbito das suas competências, desencadearam uma série de procedimentos de investigação, bem como a recolha dos cadáveres que foram entregues ao INIAV, I.P. para necropsia. Procedeu-se, ainda, à comunicação das ocorrências ao Ministério Público, nas Comarcas de Vila Real e Bragança.

Sobre as notícias que referem um segundo lobo morto em Cabril, informa-se que os Vigilantes da Natureza encontraram várias armadilhas de laços, utilizadas na caça ilegal, e que a GNR se encontra a recolher os indícios desta prática ilegal não havendo, até ao momento, evidências suficientes que nos permitam concluir da existência de mais um animal morto.

Fotografia: Francisco Alvares

Sem comentários: