Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)
Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)
Ia fazer um 'best of' dos comentários sobre o grupo que se perdeu na Serra do Gerês no dia 27 de Fevereiro. Entre «multas sem direito a julgamento» e «deixá-los lá ficar» vindo de moralistas e de pessoal que escreve de acordo com o AO que ainda há-de vir, há de tudo!
Porém, penso que os nossos dias já são demasiado deprimentes para dedicar o meu tempo a isto...
O João Paulo Oliveira é alguém que adora fotografia de Natureza e sempre que pode, vai-nos brindando com as suas fotografias das caminhadas que faz pela Serra do Gerês e não só.
Na sua mais recente caminhada, o João perdeu a sua máquina fotográfica, uma Canon PowerShot G7 X Mark II compacta. Terá perdido a máquina a caminho das Minas dos Carris, Serra do Gerês, na volta do Modorno, pouco depois de passar a Ribeira de Modorno, no dia 28 de Fevereiro de 2021.
Diz-se que entre o «pessoal» da montanha existe uma camaradagem e que «somos especiais» no sentido da bondade, camaradagem e entre-ajuda. Talvez sejam lugares-comuns, mas eu quero acreditar que não.
Neste dia, o João diz ter visto mais alguém a subir na direcção das Minas dos Carris pelo Vale do Homem e assim, faço um apelo para que, caso essas pessoas tenham encontrado a máquina fotografia (que estava dentro de uma bolsa), devolvam a máquina fotográfica e faça com que este dia seja mais especial do que já terá sido.
Os caminhos velhos que em tempos idos ligavam as aldeias serranas são hoje testemunho de uma forma de vida de outrora. A fotografia mostra parte do Caminho do Rio de Baixo, Germil, Serra Amarela.
Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)
Notícia do jornal O Minho para ler aqui.
Os três cidadãos espanhóis e um francês resgatados na noite de sábado para domingo, na Serra do Gerês, terão violado as regras de confinamento impostas pelo Governo, uma vez que moram e trabalham na cidade do Porto mas foram encontrados em Terras de Bouro durante o período onde a circulação entre concelhos estava restrita.
Fotografia © Bombeiros de Terras de Bouro via O Minho
A semana inicia-se com um dia soalheiro e deverá continuar com céu pouco nublado ou limpo e alguns períodos de chuva fraca.
O final do dia em Brufe traz a magia da despedida do Sol em finais de tardes de Inverno.
Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)
Notícia do Jornal de Notícias para ler aqui.
Quatro espanhóis, duas mulheres e dois homens, foram resgatados ao início da madrugada deste domingo, do alto da Serra do Gerês, pelos Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro, em conjunto com a Unidade de Emergência de Proteção e Socorro da GNR e GNR do Gerês.
Fotografia © Joaquim Gomes/JN
Os marcos miliários são uma presença constante ao longo do troço da Geira Romana que atravessa a Mata de Albergaria. Na fotografia mostra três dos marcos miliários existentes na Milha XXXIII na Ponte Feia - Mata de Albergaria, Serra do Gerês.
Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)
O fim-de-semana promete céu limpo para as Minas dos Carris, mas a chuva poderá voltar para a próxima semana.
De tempos a tempos volto a esta ruína, triste e abandonada, em pleno coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês. Um marco na história das actividades de montanha em Portugal, a Casa Abrigo do Académico F. Clube vai-se degradando a cada dia que passa.
Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)