sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Novidades sobre a Portaria 1245 - A marcha (II)

Tem lugar amanhã em Braga a marcha silenciosa de protesto contra a Portaria 1245/2009, de 13 de Outubro, que nos quer impôr o pagamento de taxas pelos serviços prestados pelo Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade.

Apesar de suspensa por 90 dias por parte do Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território, a nossa luta pela revogação desta portaria não deve abrandar e como já referi anteriormente esta mercha deve marcar de forma visível o início da contestação que já é feita a outros níveis.

Nota-se que, apesar dos esclarecimentos feitos em muitos blogues e sítios da Internet, ainda há muito desconhecimento e confusão acerca deste assunto. Esta confusão advém do facto de se confundir a forma de aplicação da portaria que não abrange somente o Parque Nacional da Peneda-Gerês, mas sim todas as áreas protegidas a nível nacional. Por outro lado, o surgimento desta portaria numa altura em que estava em discussão o Plano de Ordenamento do Parque Nacional da Peneda-Gerês veio atirar mais lama para a compreensão de algumas pessoas.

Espero que amanhã em Braga todos aqueles que se vejam afectados por esta portaria, não só amantes da montanha mas também populações das áreas protegidas e outras pessoas em geral, façam ver á governação que a contestação é para ficar enquanto o Governo fizer ouvidos de mercador a quem tem um papel importante nessas áreas protegidas.

Espero-vos todos em Braga!

Ousar Lutar! Ousar Vencer!

Fotografia © Rui C. Barbosa

Sem comentários: