sábado, 26 de dezembro de 2009

Dias e noites de Inverno (I)

S. João do Campo, 26 de Dezembro de 2009

A ver o termómetro a descer até aos 0,8ºC com os últimos raios de Sol faz-nos ter a ânsia de ver a noite fria chegar.

Pode parecer estranho a muitos, mas passar uma noite acampado em pleno Inverno numa das zonas mais frias e húmidas do Parque Nacional da Peneda-Gerês é algo que é quase indiscritível e sem dúvida uma experiência que se recomenda.

A tarde de hoje foi passada a visitar a aldeia de S. João do Campo, o Museu Etnográfico de Vilarinho das Furnas e a Porta do Parque que lhe fica anexa.

O museu que nos recorda as memórias da aldeia mártir de Vilarinho das Furnas é um espaço que nos faz pensar e dá-nos a oportunidade de reflectir entre as pedras que outrora pertenceram à velha aldeia sacrificada sem respeito em nome do progresso. Por outro lado, a Porta do Parque dá-nos a conhecer alguns aspectos da área cercana do PNPG. Por entre painéis informativos e algumas paisagens que nos fazem imaginar na sua presença, é uma exposição simples mas que nos mostra o essencial.

Para amanhã está lançado o grande desafio. O objectivo é percorrer o denominado Trilho da Cumeada que nos levará por alguns dos píncaros raianos do Gerês com a única paisagem do Vale do Alto Homem. Iniciando a caminhada junto do Prado de S. Miguel, iremos passar horas mais tarde pela Amoreira a caminho das galegas Minas das Sombras. Uma caminhada que se iniciará bem cedo e que somente será concretizada se as condições atmosféricas o permitirem, havendo sempre outras alternativas.

1 comentário:

. disse...

Na zona de Campo do Gerês, em pleno verão, as pessoas para poderem se deslocar á noite têm que se agasalhar pois as temperaturas descem muito em comparação a outras zonas do País, como por exemplo o Litoral.

Nunca acampei no Gerês em pleno Inverno, mas imagino o frio que se deve sentir numa noite.