quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Notas Históricas (CXXX)

Carris, 7 de Março de 1957

Este é o relatório dos trabalhos realizados em 1956 na mina do 'Salto do Lobo'.

"Os resultados da exploração durante o ano de 1956 traduziram-se na produção de 121,296 ton. de volframite, 10,945 ton. de mistos com molibdénio, 109,700 ton. de resíduos com volframite e 12,625 ton. de lamas com volframite.

Os trabalhos de lavra decorreram sensivelmente no mesmo ritmo dos do ano anterior: um piso em preparação, um em acabamento e outro em desmonte.

Há, porém, um facto a assinalar: enquanto nos anos anteriores se verificava um certo retraimento no avanço para Norte, em 1956 passou a caminhar-se neste sentido com decisão. Efectivamente, já em 1955, no 4º piso se desenhara um avanço sensível para Norte que não continuou por ser necessário aguardar o andamento da preparação do 5º piso.

Esta nova orientação resultou de uma melhoria considerável na mineralização dos filões naquele sentido, ao contrário do que se havia verificado nos pisos superiores: no 1.º, 2.º e 3.º.

O processo de enchimento tem continuado a efectuar-se na medida das possibilidades que se vão oferecendo.

A mina vai a crescer em profundidade; o 7.º piso está já a 150 m. abaixo da superfície. Impunha-se, por consequência, a necessidade de melhorar a extracção. Estava indicado, para diminuir os transportes, localizar a extracção o mais próximo possível da travessa em flanco da encosta que põe o segundo piso em comunicação com o exterior ao nível da lavaria.

Desta forma, o nível do 2.º piso e a poente do filão, em frente da dita travessa, iniciou-se a prefuração de um poço que já atingiu o 6.º piso. Neste poço vai instalar-se um elevador.

(...)

Junto do Poço Zero, ao nível do 4.º piso, iniciou-se uma travessa de pesquisa para oeste que tem actualmente cerca de 50 metros. Pouco se pode dizer ainda sobre os resultados obtidos, visto que, dada a natureza do jazigo, quase só formado por filetes, se impõe a abertura de um trabalho semelhante noutro local para se poder tirar conclusões.

O sistema de ventiladores nos pisos inferiores tem resolvido satisfatoriamente o problema da ventilação.

A mineralização tem-se mantido em profundidadeem condições satisfatórias.

A concessionária tem continuado a melhorar as suas instalações mineiras, nomeadamente as de força motriz, e as instalações de caracter social a quem tem dedicado sempre a maior atenção.

Eis alguns elementos de caracter estatístico reletivos a eficiências obtidos durante os trabalhos executados em 1956:

Tonelada extraída / homem ....................... 1,12
Furação / marteleiro e por turno .................. 30,63 m.
Metro cúbico avançado por m. de furação ........ 0,201
Metro cúbico avançado / mateleiro / turno ...... 6,170
Explosivos gastos / ton. de tout-venant .......... 0,625 kgs.
Custo de explosivos / ton. de tout-venant ....... 9$99
Furação por barrena ................................ 234 m.

Sobre este último dado covém notar que as barrenas utilizadas são nacionais e suecas (Coromant).

Gerez, 7 de Março de 1957

Director Técnico - Eurico Guilherme Lopez da Silva"

Fotografia © José Rodrigues de Sousa / Rui C. Barbosa

Sem comentários: