sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Notas Históricas (CXI)

Carris, 18 de Agosto de 1943

A 18 de Agosto de 1943 a Sociedade Mineira dos Castelos Lda. recebe uma carta endereçada pela Direcção Geral de Minas e Serviços Geológicos na qual é ordenada a paragem imeadiata dos trabalhos de reparação e melhoramento do caminho que acompanha o Rio Homem entre a Albergaria e o ponto trigonométrico de Carris na Serra do Gerês, nomeadamente até ao Salto do Lobo.

O requerimento para o início dos trabalhos havia sido endereçado à Direcção Geral de Minas e Serviços Geológicos a 20 de Abril de 1943 e a respectiva autorização foi concedida a 19 de Maio, sendo comunicado à Sociedade Mineira dos Castelos Lda. a 24 de Maio. A 3 de Junho era solicitada a autorização para a utilização do caminho entre Leonte e a Albergaria para a realização dos trabalhos e a autorização era comunicada a 22 de Junho.

A 18 de Agosto de 1943 a Sociedade Mineira dos Castelos Lda. recebia uma comunicação na qual se lia:

"Sua Excia o Senhor Sub-Secretário da Agricultura determina que ficou sem efeito o seu despacho de 19 de Maio p. p. em que autorizava a Sociedade de arranjar o caminho na Serra do Gerez, de Albergaria aos Carris, junto do Rio Homem, e de forma que os trabalhos paralisassem imediatamente".

Esta suspensão iria trazer graves prejuízos na exploração de volfrâmio tal como a Sociedade Mineira dos Castelos Lda. viria a explicar numa carta que seria enviada mais tarde.

Fotografia: © José Rodrigues de Sousa / Rui C. Barbosa

Sem comentários: