domingo, 9 de agosto de 2009

Trilho Interpretativo do Mezio

Mezio, 9 de Agosto de 2009

O Trilho Interpretativo do Mezio (PR 2 (AVV)) encontra-se numa zona do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) com fácil acesso entre os Arcos de Valdevez e o Soajo. Percorrendo uma área não muito longe das antigas instalações dos Serviços Florestais e do PNPG, e das novas instalações do que deverá ser mais uma Porta do Parque, mas cujas intermináveis obras parecem-se arrastar eternamente.
Tal como é referido no prospecto guia, ao longo deste trilho podem ser observados aspectos geológicos e geomorfológicos daquela região. Outros aspectos de igual importância são os aspectos pré-históricos, com a presença de diversas mamoas, e da flora, com um coberto vegetal variado e tipico desta região.

Um aspecto negativo deste trilho interpretativo é o facto de muitas das indicações de sinalética estarem descuidadas devido à falta de manutenção, sendo também, em diversas partes, um pouco complicado para o visitante de ocasião seguir a direcção correcta do mesmo.
De qualquer das formas é um trilho a percorrer.
Fotografias: © Rui C. Barbosa

2 comentários:

Anónimo disse...

Gosto particularmente da foto das garrafas vazias (na entrada sobre o Borrageiro) o que me leva a teorizar o seguinte:

quando estão cheias (logo mais pesadas) o pessoal carrega-as até onde é possível. Depois de vazias (logo mais leves) ficam a apodrecer à sombra dos centenários carvalhos...

Dirão alguns que é da falta de ecopontos no meio da serra!!!
Eu acho que vai da graduação etílica do líquido que depois de sorvido e absorvido faz com que a capacidade de raciocínio da malta fique diminuída...
Ainda estou para perceber se não seria mais útil trazer as garrafas de volta e isto por uma razão muito simples: voltar a encher!!!!

Anónimo disse...

Sim um trilho a fazer! Apesar da falha de algumas indicações...
Sílvia Carvalho