domingo, 2 de agosto de 2009

Caminhada pela fronteira, descer ao Teixo

Esta entrada no blogue não tem fotos, já lá vamos...

Para a primeira caminhada do mês de Agosto decidi tentar fotografar alguns dos marcos de fronteira que me tinha escapado numa caminhada anterior (a outra opção seria subir a Costa da Sabrosa e passar pelos Prados da Messe... fica para outro dia!). Assim, rumei ao Gerês e apesar de ser já um pouco tarde dirigi-me para a fronteira seguido o trilho que se inicia junto do Prado de S. Miguel não longe da Portela do Homem.

O dia estava agradável, um vento moderado fazia desaparecer o efeito do Sol por entre as nuvens altas que compunham a paisagem. Percorrendo o topo da Encosta do Sol tendo por vista o magnânime Vale do Alto Homem, ia passando por entre a Galiza e o Minho seguindo o muro em pedra solta e tosca que marca os limites da nacionalidade. De facto, marca os limites da nacionalidade mais uns metros...

Recordava-me das paisagens que havia visto anteriormente e tive curiosidade de visitar o ninho que na altura tinha ovos... estava agora vazio...

Rapidamente cheguei a uma zona na qual não havia caminhada há umas semanas e que como tal havia ficado fora do registo fotográfico. Depois de registar os marcos de fronteira que me faltava na 'colecção', prossegui em direcção ao local escolhido para um rápido almoço pois a vontade levava-me a querer visitar a encosta sobranceira ao Teixo. Passando ao largo do Outeiro da Meda, iniciei a descida em direcção ao Teixo. Um dos meus objectivos era tentar visualizar um trilho que partindo do Teixo sobe a margem direita do Rio Homem em direcção ao topo da encosta na direcção da Encosta do Sol. Só consegui ver as mariolas que marcam o trilho já no final da Corga dos Salgueiros da Amoreira quando as suas águas se juntam ao Rio Homem.

Parando um pouco para refrescar, prossegui o caminho por entre o alto mato em direcção ao estradão dos Carris. Não tinha a intenção de visitar as minas e o objectivo era já descer.

Foi quando faltavam poucos metros para chegar ao estradão que me apercebi que a minha máquina fotográfica havia desaparecido e mesmo depois de a procurar por mais de uma hora não a consegui encontrar. Por isso, está aberta a caça à máquina fotográfica e recompensa-se quem a encontrar com um fantástico jantar...

...por isso, esta entrada não tem fotografias.

1 comentário:

Hamleikah disse...

Pois é...acontece...
Se não a encontrares e se te portares bem pode ser...pode ser que a tua prenda de Natal seja antecipada!
Pode ser...