Recentemente, uma publicação na rede social Facebook por parte da página 'Gerês: Preservar a Reserva Biogenética da Mata de Albergaria', deu uma interessante explicação para a origem do hidrónimo 'Homem' para designar o Rio Homem.
Ora, então "ao contrário do que é suposto o topónimo 'Homem' (de rio Homem) nada tem a ver com o homem enquanto ser. O termo Homem derivará do celta 'Om' que, dizem os conhecedores, significa fonte, nascente, água corrente. Depois, com o passar do tempo, o vocábulo 'Om' ter-se-á transformado em 'Ome' e finalmente em 'Home' do galaico-português. 'Homem' é a grafia erudita de 'Home'.
A página 'Gerês: Preservar a Reserva Biogenética da Mata de Albergaria' desenvolve um trabalho importante na divulgação da importância da preservação da Mata de Albergaria, Serra do Gerês, e para aqueles que participam nesta rede social, a página pode ser acedida aqui.
Curiosamente, o Curral d'Home, um antigo curral da vezeira de Vilarinho da Furna, encontra-se no Vale do Alto Homem não muito afastado da Corga do Cagarouço (ou Cagarrouço).
Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)
Sem comentários:
Enviar um comentário