Conhecer os recantos, os lugares e as gentes do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) é muito mais do que um álbum de fotografias ao final do dia. É uma experiência única que nos engrandece como pessoas e nos ajuda a entender um pouco melhor todo o mundo que nos rodeia.
Algumas das actividades na natureza, como é o caso do pedestrianismo ou montanhismo, envolvem diversos riscos. É por isso importante agir com consciência, sobretudo quando o território é desconhecido ou quando não se domina a actividade.
Assim, ao visitar o PNPG tenha sempre em consideração as previsões meteorológicas; evite actividades em dias em que se prevê a ocorrência de chuva, trovoadas e nevoeiros.
Verifique os condicionalismos das áreas a visitar e solicite sempre autorização ao ICNF caso seja definido por lei. Previna-se.
Se possível, evite ir sozinho para a montanha, mas se o fizer informe alguém. Quando regressar, comunique-lhe que terminou a actividade.
Convém utilizar vestuário e calçado adequados e tenha presente que os imprevistos acontecem: previna-se com agasalhos, alimentos, água e um isqueiro. Leve também um telemóvel.
Tenha em consideração que em alguns locais existem poços de antigas explorações mineiras, pelo que não deverá sair dos trilhos e caminhos existentes.
Ajude a melhor o PNPG. Seja proactivo e comunique às entidades respectivas casos de danos em sinalética ou sinalética deficiente. Queixas nas redes sociais não resolvem problemas.
Se assistir a algum dano contra o património natural ou humano, avise as autoridades.
Caso ocorra algum acidente contacte o serviço de emergência (112). Caso não seja possível o contacto telefónico, coloque a vítima em segurança e protegida do frio ou do sol, e procure ajuda.
Caso se perca, e se tiver possibilidade de contacto telefónico, contacte o serviço de emergência (112). Mantenha a calma e seja o mais claro e preciso que puder nas indicações sobre o local onde se encontra;
Em caso de mordedura de víbora – o que só acontece se forem directamente molestadas – deve manter-se calmo (a mordedura de víbora raramente é fatal) e evitar movimentações desnecessárias. Se a parte mordida for um membro, como é frequente, este deve ser imobilizado e deve ser limpa a parte mordida. Deverá deslocar-se ao hospital mais próximo e contactar o Centro de Informação Antivenenos (808250143).
Sem comentários:
Enviar um comentário