sábado, 14 de novembro de 2020

Trilhos seculares - Raiz e Vidoal

 


A previsão prometia chuva e ela chegou mesmo no final desta curta caminhada que me levou a percorrer trilhos seculares começando na Portela de Leonte e seguindo em direcção ao Escalheiro seguindo o antigo caminho que ligava as Caldas do Gerês a Leonte. Do Escalheiro, com a sua fonte, desci à estrada e continuei passando a ponte sobre a Ribeira de Mourô. Um pouco mais adiante, logo após a Fonte da Cantina, segue-se por um velho caminho que Encosta da Cantina acima por entre um frondoso bosque de cedros e azevinhos, nos vai levar até ao magnífico Curral da Raiz.

O Curral da Raiz permite-nos ter acesso a vários locais dignos de visita, seja ele o Curral e Costa de Arenado, a vertente Poente do Vale de Teixeira, a passagem pelo Outeiro Moço ou a passagem pela Corga de Mourô em direcção ao Vidoal. Decido seguir esta última opção, até porque o vento já muito húmido anunciava a chegada da chuva.

A passagem da Corga de Mourô leva-nos então directos ao Vidoal, podendo no entanto optar por seguir directo para a Chã de Carvalho passando não muito longe das Quinas de Mourô. No entanto, a ideia era descer pelo usual caminho entre o Vidoal e a Portela de Leonte.

Ficam algumas fotografias do dia...















Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: