quarta-feira, 4 de novembro de 2020

Serra do Gerês - À volta da Barragem de Paradela

 


Por alguma razão, na altura desta caminhada, não publiquei nada sobre este dia. Fica aqui o registo de uma caminhada que me levou à volta da Barragem de Paradela, iniciando o percurso junto do refúgio Mountain Raiders e inicialmente seguindo o percurso da GR 50 - Grande Rota da Peneda-Gerês em direcção a Sirvozelo.

O traçado leva-nos a passar perto do Cabeço da Rebordosa até perto de Sirvozelo. Deixando a GR50, passei por um pequeno paredão e segui em direcção ao Ramo e depois Corga de Folhosa. Continuando pelo estradão, passa-se perto do Sudro, descendo para um braço da albufeira onde desagua o Ribeiro Dola que é atravessado utilizando uma ponte «recentemente» construída. Na margem esquerda o trilho está pouco perceptível, o que me levou a perder algum tempo a encontrar o seu traçado que se desenvolve perto de Pejeiroz.

Após passar uma série de lameiros, seguiu-se em direcção a Gafaria e daqui baixei à Ponte do Ribeiro de Beredo, seguindo pelo estradão até entrar de novo no traçado da GR50 que me levou a Outeiro. O percurso da GR50 leva-nos a rodar o Zebreiro e seguir em direcção a Paredes do Rio, baixando depois para o Rio Cávado que se atravessa por uma velha e pitoresca ponte de madeira, seguindo depois por um antigo caminho ainda com vestígios de uma velha calçada para chegar a Fiães do Rio e Loivos antes de atingirmos a Paradela e baixar para a barragem.

A noite foi passada no magnífico refúgio Mountain Raiders.










































Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: