sábado, 7 de novembro de 2020

Trilhos seculares - Pelos tons de Outono na Serra do Gerês

 


Uma caminhada que me levou da Portela de Leonte aos Prados da Messe e Costa de Varziela, maravilhando-me com os tons efémeros das paisagens de Outono da Serra do Gerês.

A saída deu-se bem cedo desde a Portela de Leonte seguindo o usual caminho para o Prado do Vidoal passando pela Chã de Carvalho. À medida que as paisagens ganhavam luz e a serra se ia livrando dos farrapos de nuvens que insistiam em permanecer baixas, fui seguindo para a Preza, ladeando o Outeiro Moço, e daqui para a Chã da Fonte. Depois, seguindo pela Gralheira, passei ao lado do Curral da Lomba de Pau e desci ao Curral do Conho.

Seguindo em direcção a Porto de Vacas, chegava rapidamente aos Prados da Messe. Aqui, abandonei a ideia de tentar chegar a Porta Ruivas nestes dias que se vão encurtando a olhos vistos e segui para a Lomba de Burro, ladeando a Lameira das Ruivas e chegando aos Prados Caveiros. Encetei depois a passagem pelas Lamas de Escada e descida pelo Peito de Escada, chegando depois aos Viveiros da Albergaria.

O dia ainda tinha para dar e decidi então subir pela Costa de Varziela até ao Alto de Varziela e Curral (Chã) de Varziela, descendo então pelo Curral Velho em direcção ao Colado Seco e seguindo pela Encosta de Bemposta até tomar a estrada de volta à Portela de Leonte.






























































Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)


Sem comentários: