sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Serra do Gerês - Por Redondelo e Junceda

 


A antever a chegada da chuva, aproveitei o tempo livre de uma tarde de Outono para recordar um trajecto que já não fazia há alguns meses...

Saindo do Campo do Gerês, e tomando o traçado do Trilho da Águia do Sarilhão passando entre o Parque de Campismo de Cerdeira, dirigi-me até ao antigo posto de observação da Fraga do Sarilhão. Aqui, e vindo da direcção do Parque de Campismo de Cerdeira, tomei um carreiro de pé posto que vai subindo a pequena corga. Bem marcado com mariolas e perfeitamente definido, o carreiro vai-se dividir em dois percursos. Tomando as mariolas à esquerda (para Este), o carreiro vai continuar a subir e proporcionar uma magnífica paisagem do Vale do Rio Homem  e da albufeira da Barragem de Vilarinho das Funas.



Passando a pouca distância do topo da Fraga do Sarilhão, continuando para a Fraga de Cima entrando no Covelo. Em pouco tempo chegamos aos fraguedos do Redondelo e a paisagem é ímpar, abrangendo a face Sul da Serra Amarela e o contraforte das Eiras e Cruz do Touro da Serra do Gerês. A nossos pés, lá em baixo, o azul escuro das águas da albufeira e o Sol que se começa a por a Oeste, iluminando o Campo do Gerês.

Continuando pelo caminho bem definido, desce para Gamil (seguindo à direita) e continua para a Fonte de Gamil, baixando ao jovem Ribeiro da Roda e depois subindo para a Manga de Tojeira. Aqui, decidi seguir por algum tempo pelo traçado do Trilho da Silha dos Ursos, passando por uma das silhas e seguindo em direcção à Casa Florestal de Junceda.

O regresso ao Campo do Gerês foi feito seguindo parte do traçado da GR50 Grande Rota da Peneda-Gerês.




















Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: