domingo, 18 de fevereiro de 2018

De eléctrico até ao Gerês


Mais uma vez recordando uma publicação anterior neste blogue e que nos leva de eléctrico até às Caldas do Gerês.

__________________

Já aqui havia falado do projecto de se criar uma linha de comboio entre Braga e o Gerês. Porém, este não foi o único projecto pensado para melhorar os transportes até às serranias geresianas...

Os eléctricos circularam na cidade de Braga entre 18 de Outubro de 1914 (data da inauguração da primeira linha) e 22 de Maio de 1963.

A cidade estava atravessada por duas linhas: a primeira ligava a estação de caminho-de-ferro e o elevador do Bom Jesus, enquanto que a segunda linha (inaugurada a 30 de Junho de 1923) ligava a Ponte (S. João) e o Cemitério de Monte d'Arcos.

Para além destas duas linhas, surgiram projectos para a construção de outra linhas que ligassem a cidade de Braga a outras localidades no Minho. Segundo Joaquim da Silva Gomes, no seu livro "Os eléctricos em Braga (1914-1963)", pág. 95, "A 'Ilustração Portuguesa', de 2 de Novembro de 1914, noticiava que 'a tracção eléctrica foi há dias inaugurada com êxito notável, brevemente se devendo estenbder esse importantíssimo melhoramento a outra terras circunvizinhas, como Barcelos, Ponte de Limma, Villa Verde, Guimaráes e Gerez'".

Imagem: http://local.pt/portugal/norte/electricos-de-braga-mostram-se-em-s-vicente/

Sem comentários: