domingo, 11 de fevereiro de 2018

6 anos após "Descendo às Minas dos Carris"


A 18 de Janeiro de 2012 publiquei pela primeira vez este vídeo que mostra uma descida num dos poços mineiros da concessão do Salto do Lobo nas Minas dos Carris.

Fica aqui de novo o vídeo para recordar essa descida realizada a 1 de Abril de 2007 bem como o texto de apresentação do vídeo.

_______________

O vídeo que aqui podem ver representa acima de tudo uma forte vontade de descobrir e de conhecer o nosso passado histórico. Memórias presas numa época amarelecida pelo passar do tempo, a escuridão daquele poço mineiro sempre foi para mim um mistério; como que um véu negro que impedia de ver mais profundamente o que ali se escondia...

Como disse André Gago a quando da apresentação do seu "Rio Homem", a Segunda Guerra Mundial foi para Portugal um acontecimento com um preço muito alto e muito mais duradouro do que muitos podem supor. Na busca de uma vida melhor, dezenas de pessoas procuraram nas serras o sustento para uma parca existência acabando por dar origem a pequenos núcleos mineiros que com o final deste e de conflitos posteriores, ficaram esquecidos na nossa memória como nação. O mesmo aconteceu com as Minas dos Carris...

Na tentativa de saber mais, de tirar a poeira do tempo, surgiu a ideia de se explorar como nunca se tinha explorado. A forma amadora como foi feita esta filmagem deu origem a este «filme» e ao ímpeto de cada vez querer saber mais, superando as dificuldades que a falta de um título ou de um factor qualquer possa ter incrementado nesta sociedade regulada por uma mediocridade que espezinha a boa qualidade de qualquer um.

Aqui fica "Descendo às Minas dos Carris"...

Vídeo © Rui C. Barbosa

Sem comentários: