sábado, 24 de fevereiro de 2018

257... Regresso às Minas dos Carris pela Abelheira


Dia fantástico para caminhar e nem mesmo o vento frio tirou a beleza e harmonia às paisagens fantásticas que acompanharam o grupo nesta jornada até às Minas dos Carris.

Começamos cedo pela Corga da Abelheira até Entre Caminhos. Aqui a paisagem estava substancialmente diferente da última vez que havia percorrido este vale. Os incêndios do último Verão desnudaram a terra e a paisagem é agora composta por ramos retorcidos e enegrecidos da vegetação rasteira que vai adornando as pedras com os tons de cinza que a chuva ainda não lavou.

Chegando a Entre Caminhos surgiu a oportunidade de contemplar em silêncio a magnificência da Serra do Gerês com o olhar a abarcar desde os Cornos da Fonte Fria, Cornos de Candela, Compadre, Lamelas, Nevosa e Carris, passando pelo Ribeiro Dola, Ribeiro de Biduiça e os Corgos de Candela e Lamas do Compadre. A paisagem que se nos depara é uma verdadeira ode à Natureza. Sublime. Magnífica... desejaríamos eterna!

De Entre Caminhos decidimos enveredar por um velho carreiro na direcção do Castanheiro e passando ao lado do Alto das Eiras até tomar o carreiro que nos levaria ao Alto do Moreira e daqui descemos para os Currais de Matança, atravessando o Ribeiro das Negras.




Após uma pequena paragem junto da eira dos Currais de Matança, prosseguimos em direcção à Lamalonga, passando ao lado do Curral do Teixeira em direcção à Lavaria Nova das Minas dos Carris situada no topo da Corga de Lamalonga. A lavaria está situada no extremo Norte da concessão mineira de Lamalonga n.º 1 e no limite da concessão mineira do Salto do Lobo. Muitas vezes esta zona é confundida com o Salto do Lobo, porém, este fica mais a Este e delimitado por duas paredes graníticas aprumadas.

Vagueando por entre as ruínas das velhas Minas dos Carris, o repasto acabou por ser junto da base onde se encontrava o edifício do pessoal superior da mina e ao lado dos chuveiros.

A jornada continuou em direcção à Represa dos Carris cuja construção foi finalizada em 1956 e depois em direcção ao Colo de Marabaixo, descendo depois pela Garganta das Negras em direcção aos Currais das Negras e passando o ribeiro com o mesmo nome para ver a Cascata das Negras.

Dos Currais das Negras seguimos em direcção ao Corgo de Lamelas e depois passamos a Poente do Compadre, seguindo pela margem direita da Ribeira de Biduiça até ao Curral das Rochas de Matança. Daqui, seguimos para os Currais de Biduiça onde fizemos uma curta paragem antes de subir para Entre Caminhos e por fim, descer a Corga da Abelheira para finalizar este dia de montanha.

Ficam algumas fotografias do dia e o album da jornada.


































Fotografias: © Rui C. Barbosa (todos os direitos reservados)

Sem comentários: