sábado, 13 de junho de 2009

Vamos limpar o PNPG!!

Carris, 12 de Junho de 2009

As fotografias desta entrada no blogue diz tudo!

No dia 20 de Setembro de 2008 um grupo de pessoas amantes da Serra do Gerês e populares de Vilar da Veiga percorreram o Vale do Alto Homem com o objectivo único de limpar os Carris. Nessa altura trouxe-mos de volta da serra dezenas de sacos cheios de lixo deixado nos Carris pelas inúmeras pessoas cuja presença na Serra do Gerês, por si só, é um verdadeiro atentado ambiental.

Na minha mais recente subida até às Minas dos Carris deparou-se-me um cenário idêntico ao que se via antes da limpeza de Setembro de 2008, tudo sujo e montes de latas, plástico, lixo, lixo e mais lixo.

Não posso culpar os serviços do Parque Nacional da Peneda-Gerês por este cenário (é incrível mas é verdade!). Não compreendo como é que supostos amantes da Natureza são capazes de percorrer quilómetros e quilómetros, e depois deixar a serra neste estado. Expliquem-me, pois eu não compreendo...

Visto este cenário nas Minas dos Carris admito que o mesmo se repetirá noutros locais. Já havia presenciado cenário idêntico em vários prados junto dos abrigos dos pastores. É um sem fim de garrafas de vidro, latas, plásticos...

Passado quase um ano desde a limpeza dos Carris, não pensava organizar uma actividade semelhante tão cedo pois assumia que o civismo poderia melhorar por entre aqueles que visitam a serra do Gerês e pelos muitos montanhistas que por lá caminham.

Assim, gostava de porpor a realização de uma actividade geral de limpeza da Serra do Gerês para o dia 5 de Setembro de 2009 (por lapso indiquei o dia 12 de Setembro na primeira versão desta entrada) com a constituição de várias equipas de voluntários que estivessem dispostos a ajudar na recolha do lixo que abunda pelas Minas dos Carris, pelos Prados da Messe, pelo Vale de Teixeira, pelo Arado, pela Pedra Bela, pela estrada nacional entre a Portela de Leonte e a Portela do Homem, pela Geira Romana e por muitos outros locais do Gerês. E porque não espalhar estas acções às outras serras do Parque Nacional da Peneda-Gerês? As inscrição serão ilimitadas e já enviei ao Parque Nacional da Peneda-Gerês uma proposta e um pedido de autorização para a realização desta grande actividade!!

Poderá ser um grande movimento de voluntários que de uma vez por todas façam ver a este nosso Portugal que o nosso único parque nacional tem de ser respeitado e assim talvez comece a respeitar todos aqueles que o amam!

Espero pelas vossas sugestões e participação... pelo Gerês, pelo ambiente... a Bem da Natureza!

Fotografias: © Rui C. Barbosa

10 comentários:

sandra disse...

EU VOU !!!!:)

Pache disse...

Sugestão:
E porque não criar um evento CITO em www.geocaching.com ???

Jorge Nogueira disse...

Olá Rui,
Mas vamos limpar? Porquê????????
Desculpa, mas estou um pouco revoltado. A tua atitude é humana consciente e ambiemtal, mas...
Se o PNPG tem funcionários para proibir ou multar, também há-de ter para limpar!!!!
Estou farto!!!Os portugueses que pagam impostos, estão substituir o ESTADO nas suas obrigações???
Há que tirar fotos e divulgar por esse mundo fora, há que envergonhar quem de direito, há que ter mais cuidado na divulgação de certos locais (fotos, relatos e grupos com mais de 100) nos imensos blogs que existem neste momento, levam as pessoas sem cultura ambiental na sua procura!!!
Eu não vou!
Que vão os que me proibem de passar!!!
Abraço Amigo

Rui C. Barbosa disse...

Viva Jorge,

Como é usual tens razão naquilo que dizes e mais razão teria se o PNPG funcionasse de um forma lógica e 'como deveria ser'. Infelizmente, assim não é.

Penso que nesta altura chegamos a um ponto no qual se tivermos de esperar pelo PN para fazer alguma coisa a este respeito, a coisa simplesmente não se faz.

Como digo na entrada no blogue, "Poderá ser um grande movimento de voluntários que de uma vez por todas façam ver a este nosso Portugal que o nosso único parque nacional tem de ser respeitado e assim talvez comece a respeitar todos aqueles que o amam!" Se o PN não respeita as pessoas que nele vivem, muito menos respeitará aqueles que o usam aos fins de semana nos seus momentos de lazer.

Se o principal objectivo desta actividade é limpar aquilo que os outros sujam e que seria obrigação do estado fazê-lo, por outro lado será também uma forma de mostrar a todo o país que o PN não faz aquilo que deve porque espero que ao contrário do que se passou em Setembro de 2009, espero que haja uma maior adesão a este movimento.

No que dizes a respeito na divilgação dos locais, não sei se alguma vez será possível fazer isso, pois parte da consci~encia de cada um. O mesmo acontece com os grupos de dezenas e dezenas de pessoas que em conjunto percorrem a serra: vão aproveitar a Natureza, mas na verdade estão a fazer uma acção que a está prejudicar. Mas aí está, mais uma vez depende da consciência de quem organiza isso.

Vá lá, junta-te a nós que precisamos de ti nas zonas que tão bem conheces!!!

Abraço!!!

White Angel disse...

Rui, Jorge,

Como ja devem calcular podem contar comigo mais uns 3 montanheiros...

Acabo de chegar dos Picos de Europa... é incrivel a diferença... Não vi se quer um so papel, lata, garrafa ou seja que lixo for.
Cruzei-me nos trilhos que percorri com muito mais gente do que no Gerês e não vi lixo nenhum... Vi sim muitos sacos de lixo presos as mochilas.
Não consigo entender o que se passa na cabeça dos nossos montanheiros ou pedestrianos... Seja como for e mesmo concordando com a posição do Jorge, eu estarei presente... Doi me demais ver a nossa(Minha) querida serra violentada com tanto lixo...

Conta comigo.

Saudações Montanheiras

MeiaSola disse...

Rui, vamos fazer apostas acerca do dia em que vais receber a resposta do parque?

Eu aposto no dia seguinte à data da realização da tua ideia...


Em relação ás mentalidades, não comprendo como algumas pessoas, emigrantes ou não, "lá fora" são "limpinhos", em Portugal são uma cambada de porcos...

Preto disse...

Boas Rui,

Só participo se todo o lixo recolhido for depositado à porta da sede do PNPG como forma de protesto/sensibilização... :)

Já sabes que podes contar.

Abraço

Rui Martins

White Angel disse...

Preto,

Sou contra qualquer tipo de violença, mas confesso que desta vez eu apoiaria a tua atitude... Talvez desta formas eles sentiriam o quanto é desagradavel aquele lixo todo.

Abraço companheiro:)
White Angel

NO GERES disse...

Boas Rui

Apoio a tua ideia e é de louvar.
Pode contar comigo.

Grande Abraço
Paulo

David Gonçalves disse...

Boas Rui!

Podes contar comigo...e vou tentar arranjar mais gente para vir comigo.
Isto não é deitar mais slenha pra fogueira mas tambem não achei nada descabida a ideia de deixar o lixo à porta da sede do PNPG.
Abraço