sexta-feira, 26 de junho de 2009

Para uma história das Caldas do Gerês, pelo Dr. Ricardo Jorge (V)

Continuo a reprodução dos textos do Dr. Ricardo Jorge com os quais pretendia em 1891 traçar uma história das Caldas do Gerês. Estes textos foram publicados nesse ano na obra "Caldas do Gerez - Guia Thermal" e são uma primeira aproximação, que chamarei de académica, para um traçado histórico da vila termal.

Para manter o rigor do texto, decidi não o adaptar ao português actual mantendo assim as características da nossa língua mãe em finais do Século XIX.

"(...)

Enfeitaram-na com uma taboleta arrebiscada de vermelhão e douraduras, estampando-lhe as armas de D. João V. O tempo carcomiu a taboa e muito asisado safou uma imbecil quadra que ainda em meado do seculo de deixava lêr:

Quando o rei antes pai chamar-se deve
He sempre philantropo o magistrado;
Assim Barroso d'esta fonte a ideia
Bebeu na fonte do real cuidado.

O torso verso é a legitima epigraphe do torto estabelecimento balnear, parto da ignorancia e da barbaridade, como lhe chamou Rebello de Carvalho. Bem maior ignorancia e barbaridade tem sido a sustentação até agora das thermas de D. João V - um benefício no seu tempo, hoje um padrão vergonhoso de desmasêlo.

Almas caridosas foram fazendo addições à obra creada pelo provedor de Guimarães; estas cerziduras, que concluiram o rosario dos casebres, tal qual se vê, ainda são peores que o original. Mais mal amanhados, distinguem-se pela falta da pyramide acuminada; a cobertura é de telha mourisca, que impingiram também ao Forte, demolindo-lhe a abobada que sobre a calidissima nascente formava uma estufa de que só por milagre se sahiria impune. O Almas, o Borges e Duas-Bicas fizeram-se pouco além de 1780, a expensas de philantropos de Guimarães e Porto. Em 1811, quando José dos Santos Dias fez a thermometria dos banhos, já os poços tinham com pequena diferença a conta e a disposoção actuaes.

(...)"

Fotografia - Estampa da colecção pessoal de Miguel Campos Costa mostrando um cenário no pátio interior de um dos hoteis termais das Caldas do Gerês.

Sem comentários: