segunda-feira, 15 de junho de 2009

Um altar na Mina de Borrageiros?

Mina de Borrageiros, 18 de Abril de 2009

Há já muito tempo que havia notado esta curiosa construção ou estrutura não muito longe das ruínas da Mina de Borrageiros. Há primeira impressão e tendo em conta a sua localização, parece ter sido um pequeno altar tirando partido da forma do terreno e improvisado com quatro pedras de tamanho considerável. A forma como as pedras foram consolidadas dá a entender um certo cuidado como terá sido feito há já mais de 90 anos, pois sendo uma zona particularmente agreste da Serra do Gerês, poder-se-á admitir que a construção é contemporânea da exploração mineira no local que data de 1916.

No entanto, esta é a minha interpretação à falta de melhor explicação...

Fotografias: © Dorita

2 comentários:

Bargao_Henriques disse...

Concordo com esta interpretação.
Posso acrescentar que quando lá estive, a minha opinião e de outro colega geólogo é que provavelmente seria um altar a Santa Bárbara, padroeira dos mineiros.
Tenho também a ideia de ter visto uma estrutura semelhante aquando das visitas às Minas dos Carris, mas pode ser confusão da minha memória, um vez que não encontro qualquer vestígio nas muitas fotos que tirei...
Já agora aproveito para dar os parabéns pelo excelente blog! ;-)

Rui C. Barbosa disse...

Obrigado pelo comentário.

Sem dúvida que a estrutura é peculiar e a zona na qual aurge permite uma visão global sobre as minas. A sua forma levou-me logo a pensar num altar.